Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, novembro 07, 2006

Celular geram explosão de tendinite na Inglaterra


As mensagens de texto de celulares se tornaram tão populares na Inglaterra que milhões de usuários estão reportando casos de dores nos polegares e outros dedos relacionadas à mania.

Mais de 93,5 milhões de SMS (Short Message Service, Serviço de Mensagens Curtas) são enviadas por dia na Inglaterra, mas toda essa digitação gerou uma explosão no número de casos de pessoas que buscam atendimento médico por sofrerem de lesão por esforço repetitivo (LER). A informação está em uma pesquisa divulgada.

Pesquisa da operadora Virgin Mobile
Segundo os dados, 38% mais pessoas sofrem de dores nos punhos e nos polegares por causa da digitação das mensagens do que há cinco anos. Além disso, 3,8 milhões de usuários queixam-se por ano de problemas causados pelas mensagens.

A pesquisa descobriu que o fenômeno do envio de mensagens não mostra sinais de recuo. Mais de 12% da população britânica admite que manda vinte mensagens por dia e 10% confessa que envia até 100 textos curtos por dia pelo celular.

Comunicação virtual ou viciados na tela
Apesar de psicólogos afirmarem que é importante para as pessoas se comunicarem, há o perigo de que recursos como as mensagens de texto e emails façam com que as pessoas se sintam desconfortáveis com conversas cara a cara. Há também preocupação de que algumas pessoas podem correr o risco de se tornarem viciadas em digitar mensagens no celular.

No ano passado, o operário Craig Crosbie foi coroado como o mais rápido autor de mensagens de texto do mundo depois de levar apenas 48 segundos para digitar em inglês uma mensagem com 160 caracteres:

Fonte: Terra Tecnologia - 21 de fevereiro de 2006

Comentário
Imaginamos um cenário hipotético da utilização da parafernália eletrônica, tais como;
1.Criança/adolescente utilizando videogame. Segurando o joystick por horas.O hábito de jogar por horas seguidas em uma postura inadequada, como sentado no chão com as costas curvadas, pode comprometer a saúde da criança no futuro.

2.Criança/adolescente utilizando o iPod, escutando musica em alto volume.Ouvir música freqüentemente com fones de ouvido e o volume muito alto pode causar um problema chamado tinitus, ou ruído no ouvido. A pessoa é incomodada por uma zoeira na cabeça e ouve sons diversos, parecidos com os de sinos ou do canto da cigarra.

3.Criança/adolescente, jogando videogame em notebook ou usando para conversação ou música - Se você usa um notebook por muito tempo, as lesões que podem ser provocadas por posições inadequadas durante o uso de computadores portáteis são ainda piores do que as que acontecem no caso de computadores de mesa. Isso ocorre porque a altura da tela costuma ficar muito abaixo da linha dos olhos do usuário. O laptop, com freqüência, causa mais problemas posturais do que um computador de mesa.

4.Criança/adolescente que passa muito tempo em frente de computador ou usando outros aparelhos eletrônicos, são sedentárias. Não praticam esportes. Assume posturas inadequadas para sentar ou ficar deitado jogando, retrai os tendões, fica com as articulações rígidas e contrai o rosto. Permanecer sentado durante horas a fio, mesmo em atividades pouco exaustivas, pode causar fadiga, distúrbios circulatórios e dores.

5.Qual será o diagnóstico de um jovem com todas essas características de vícios ou de fatores de desencadeamento de lesões repetitivas quando entrar no mercado de trabalho? Como poderá separar um jovem com propensão de adquirir LER com mais facilidade do que outro jovem que tenha praticado esporte?

6.E a surdez? A criança já está utilizando iPod para escutar música em alto volume. O processo de desencadeamento de surdez já é precoce?

posted by ACCA@12:22 AM