Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, novembro 16, 2006

Acidentes de trabalho e a visão

A ambliopia, ou olho preguiçoso, é outro problema de visão que atinge os trabalhadores. Adultos que não enxergam bem com um dos olhos ou sem visão de profundidade, normalmente têm dificuldades para desenvolver certas atividades como utilizar um equipamento ou operar uma máquina, além de dirigir.

Outra conseqüência importante é o não desenvolvimento da visão binocular. Nestes casos, as pessoas afetadas não desenvolvem a estereopsia (poder de reconhecimento tridimensional do espaço, sensação de profundidade) que lhes permite ter uma percepção correta e rápida da visão tridimensional

Indiretamente, as pessoas com um olho amblíope podem ter problemas no desempenho de algumas ações ou no desempenho de determinadas profissões.

E por não ter uma boa acuidade visual essas pessoas também podem causar acidentes. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, para o tratamento da ambliopia faz-se a oclusão do olho bom e em geral associa-se o uso de óculos e, em alguns casos, cirurgia.

Quantos acidentes de trabalho são causados por problemas de visão? Infelizmente, não há dados oficiais sobre o tema.

Um estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) demonstra que 50% da população brasileira precisa de óculos, e mesmo assim, só 24 milhões corrigem os problemas de visão. .

Fonte: Canal Executivo - 21 de junho de 2005

posted by ACCA@3:08 PM

1 Comments:

At 2:35 PM, Blogger Unknown said...

realmente muito triste

 

Postar um comentário

<< Home