Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, outubro 03, 2006

Funcionários morrem ao limpar tanque de combustível

O acidente de trabalho aconteceu em 29 de setembro de 2006, com os funcionários da empresa Western Petróleo, localizada em um canavial próximo à BR-232, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR).Maurício Pereira da Silva, de aproximadamente 24 anos, e Erivaldo Vieira da Silva, 37, aproveitaram o fato do caminhão-tanque estar vazio para limpá-lo.

Causa
O tanque onde os funcionários morreram é dividido em três compartimentos e tem capacidade de armazenar mais de quinze mil litros de combustível. “Eles entraram para fazer a limpeza do local. Foram pelo primeiro compartimento e chegaram até o último, mas não resistiram à inalação do forte cheiro de gasolina e morreram asfixiados”, explicou o tenente Eric Aprígio, do Corpo de Bombeiros (CB).

Corpo de bombeiros
Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas até a empresa para resgatar os corpos. Os bombeiros tiveram que quebrar o compartimento para retirar os funcionários.

Inquérito policial
O delegado de Jaboatão, Julius Cézar Lira, afirmou que vai começar a ouvir os funcionários e parentes das vítimas. “Vamos esclarecer se eles entraram no compartimento por livre e espontânea vontade ou se foram obrigados”, explicou. Ainda segundo Lira, ele já solicitou à empresa a concessão para funcionamento e as normas de segurança dos trabalhadores.

Interdição pela DRT
A auditora fiscal da DRT na área de segurança e saúde do trabalhador, Solange Bezerra, informou que interditou a operação com caminhões-tanque da Western Petróleo porque os funcionários mortos executavam atividades expostas a concentrações de agentes químicos acima do limite de tolerância. “Eles inalaram hidrocarbonetos aromáticos de derivados do petróleo e acabaram sufocados pela substância. Após a conclusão das investigações, vamos encaminhar ao Ministério Público um parecer, para que as medidas jurídicas sejam tomadas.”

Fonte: Jornal do Commercio – Recife, 30 de setembro de 2006

Comentário
A limpeza, inspeção e manutenção de tanques de armazenagem são operações para funcionários treinados e que requer a implementação de rigorosos procedimentos e precauções. Estas incluem a emissão de permissão de trabalho, desgaseificação dos tanques, utilização de cintos de segurança e linha de vida/cabo vida e a utilização de aparelho de respiração autônomo. Antes de entrar e enquanto a limpeza estiver sendo realizada, a atmosfera dentro do tanque deve ser monitorada utilizando um medidor de oxigênio e/ou explosímetro.

posted by ACCA@11:08 PM