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quinta-feira, outubro 26, 2006

Borracheiro sofre traumatismo após explosão

Em 23 de outubro de 2006, segunda-feira de manhã, ocorreu uma explosão em uma borracharia instalada na rua Sargento Firmino Leão, na Vila Marcondes, Presidente Prudente.

Causa
A explosão de uma roda durante a calibragem provocou ferimentos de natureza grave no borracheiro Everton Luiz Aparecido, 23 anos.

Vítima
Ele teve traumatismo craniano ao ser atingido na cabeça por uma das partes da roda de liga, que partiu-se em duas. O impacto da roda ainda causou fraturas na clavícula, ombro e coluna. O mecânico foi operado e permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Presidente Prudente. Seu estado é considerado grave.

Fatalidade
Em 26 de outubro, faleceu por volta das 3h de quinta-feira, o borracheiro Everton Luís Aparecido Nascimento, de 23 anos.
Desde o dia do acidente, o jovem permanecia internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. Ele passou por várias cirurgias. A primeira delas, no cérebro, durou cerca de cinco horas. Desde o dia da internação, seu estado clínico era considerado gravíssimo.

Fonte: Cosmo Presidente Prudente - 24/27-10-2006

Comentário
A pressão do ar em um pneu inflado e montado num aro ou roda cria uma energia explosiva. Esta pressão pode ocasionar a explosão do pneu com uma força tão grande que se a pessoa for atingida por um componente de aro ou pneu, pode morrer ou ficar seriamente ferido.

As agências de segurança australiana e americana alertam do perigo de fazer reparo de pneus de máquinas/equipamentos sem obedecer a procedimento de segurança. As agências relatam inúmeros casos de explosões de pneus no momento de suas retiradas ou reparos em rodas, provocando acidentes fatais ou ferimentos graves.

Recomendações
1.Os empregados não devem ser permitidos trabalhar nas rodas com trincas e fissuras até que estejam treinados e instruídos nos reparos de todos os tipos de rodas
2.Não utilizar soldagem em rodas com pneus inflados
3.Não utilizar sobrepressão em pneus (pressão acima do permitido, de acordo com a especificação do pneu)
4.Inflar pneus à distância, através de mangueira e controle de pressão
5.Esvaziar o pneu antes de retirar a roda

Riscos em potencial
1.Inflar rapidamente um pneu vazio
2.Inflar pneu muito quente (ar quente)
3.Pneus quentes
4. Estrutura da roda danificada
5.Procedimento de trabalho inseguro (ferramentas inadequadas, soldagem, não obedecer à especificação técnica do pneu e roda)

posted by ACCA@5:52 PM