Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, outubro 06, 2006

Alerta sobre risco de acidentes com rede elétrica

A escalada de acidentes decorrentes do contato inadequado com a rede alcança níveis preocupantes. Nos últimos dois anos, a CPFL registrou pelo menos um acidente elétrico grave por mês tendo terceiros como vítimas. Do total, 60% dos acidentes resultaram em lesões corporais graves e 40% em fatais. A maioria dos casos foi motivada pela imprudência e negligência das pessoas no trato com a rede elétrica.

São exemplos de irregularidades:
1.Redes e linhas de distribuição, tanto da Concessionária como particulares, que tenham as distâncias mínimas (estabelecidas em normas técnicas da empresa) invadidas por edificações em construção ou em reforma, pintura e limpeza, localizadas próximas, sobre ou sob estas redes;
2.Instalações que, por estarem próximas ou desrespeitando as distâncias mínimas de segurança, oferecem riscos de acidentes de origem elétrica: marquises, sacadas, platibandas, placas e painéis, luminosos, andaimes fixos e móveis, plataformas de proteção e contenção, escadas, cordas de segurança.

Operações próximas à rede elétrica
Indivíduos que exercem atividades profissionais mais propensas ao contato com a rede elétrica, como pintores, instaladores de antena e outdoor, pedreiros, podadores de árvores e calheiros, devem ficar atentos às normas básicas de segurança:

Na área rural
1.Nas áreas rurais deverá ser sempre respeitada a faixa de segurança sob as linhas aéreas de energia elétrica . Esta faixa é, de um modo em geral, de dez metros de largura ou cinco de cada lado do eixo da linha.
2.Edificações, placas e painéis também não devem invadir a faixa de segurança.

Na construção civil
1.Antes de construir ou executar reformas em prédios e outras instalações, próximas da rede elétrica, deve ser verificado se não há situações perigosas por peto. Encostar ou aproximar andaimes, escadas, barras de ferro ou outros materiais nos fios elétricos pode ser mortal . Em situações que podem oferecer riscos, deve ser sempre consultada a Concessionária para verificar se é possível desligar temporariamente a rede ou isolá-la com materiais especiais.
2.Vale lembrar: é expressamente proibido a construção de currais, depósitos, açudes e piscinas dentro da faixa de segurança definida para linhas aéreas instaladas em localidades rurais.

Na instalação de letreiros e placas
Respeitar sempre distâncias seguras da rede elétrica, não permitindo que letreiros, placas e lambris fiquem encostados na mesma.

Na instalação de antenas de TV
1.Quando houver rede elétrica nas proximidades, a instalação de antena deve ser efetuada por profissional qualificado e experiente.
2.Nunca instale a antena próxima a pára-raios, nem interligue o cabo da antena aos condutores elétricos do mesmo.
3.Jamais arremesse o cabo utilizado para ligações de antenas sobre a rede elétrica, mesmo que este seja encapado, pois a capacidade de isolamento do cabo não é suficiente para evitar a passagem da eletricidade existente nas redes elétricas.
4.Marquises de edifícios comerciais ou residências, jamais devem servir para instalação de antenas devido à proximidade das redes elétricas.

Fonte: CPFL Energia

posted by ACCA@11:18 PM