Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, outubro 10, 2006

Acidente de trabalho mata operador de produção

Em 2 de outubro de 2006, o operador de produção Onésio de Souza Simões, 41 anos, foi atingido por uma pá carregadeira, enquanto trabalhava no pátio da empresa Bunge Fertilizantes, localizada no Distrito Industrial, na Barra., Rio Grande, RS.

Causa provável
Segundo a ocorrência policial, o acidente foi registrado por volta das 11h40min de terça-feira. Naquele horário, o trabalhador estava no pátio da empresa quando foi atingido por uma máquina pá carregadeira, que estava sendo operada no local. O veículo estava sendo conduzido pelo funcionário de uma empresa privada que presta serviços à empresa.

Vítima
O trabalhador sofreu diversos ferimentos pelo corpo, foi levado às pressas ao pronto-socorro pela ambulância da empresa, onde já chegou sem vida. Posteriormente, o cadáver da vítima foi recolhido ao posto do Departamento Médico Legal (DML) para necropsia. A causa de sua morte, de acordo com o laudo do DML, foi esmagamento torácico.

Inquérito
A Polícia Civil, através da 3ª Delegacia, deverá instaurar inquérito para apurar o caso.

Fonte: Agora – Rio Grande, quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Comentário
Cenário do acidente – suposição
Supõe que a área do acidente não era demarcada, isto é, área própria para movimentação de veículos industriais.
a)Falta de uma faixa exclusiva para movimentação de veículos industriais
b)Veiculo industrial– farol dianteiro para chamar a atenção de movimentação, sinalizador rotativo magnético para alertar a presença do veículo
c)Os veículos industriais, devem ter prioridade de movimentação nas áreas de movimentação. Os demais veículos não industriais, e pessoal devem ser conscientizados através de luzes de advertências e painéis de aviso.

Recomendações
1-Visibilidade
Por exemplo, considere como um item elevado para segurança, a utilização de “aviso de segurança” informando área de movimentação de veículo industrial.
2-Corredores de tráfego
Crie corredores de tráfego e áreas isoladas que separam pessoas do trânsito industrial.Uma das maneiras mais fáceis para prevenir colisões de veículos industriais é criando áreas especificas para circulação, onde é proibida a locomoção de pessoas.
3-Protegendo área de movimentação de veiculo industrial
Os balizadores verticais fixos/cones de segurança podem proteger e demarcar áreas que têm prioridades os veículos industriais.
4-Advertência sonora ou luminosa (alarmes)
A maior parte dos acidentes de veículos industriais ocorre quando um trabalhador caminhando ou outras pessoas são atingidas por um veiculo industrial, porque freqüentemente estão ocupados com outras tarefas e não inteiramente atenta com a proximidade de um veiculo em operação. Os veículos industriais devem ser equipados com alarmes automáticos, sinais que soam durante a operação, de modo que, aquelas pessoas que estão próximas sabem de sua posição.A melhoria do projeto do local de trabalho também reduziria drasticamente os acidentes.

posted by ACCA@11:04 AM