Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, setembro 14, 2006

Gato e Gambiarra


Navegando pela biblioteca virtual da internet, obtive algumas definições interessantes sobre gato e gambiarra, vejamos;

Gambiarra
De uma maneira genérica, gambiarra é o procedimento necessário para a configuração de um componente improvisado. A prática da gambiarra envolve sempre uma intervenção alternativa, o que também poderíamos definir como uma “técnica” de re-apropriação material: uma maneira de usar ou constituir componentes, através de uma atitude de diferenciação, improvisação, adaptação, ajuste, transformação ou adequação necessária sobre um recurso material disponível, muitas vezes com o objetivo de solucionar uma necessidade específica.
Podemos compreender tal atitude como um raciocínio projetivo imediato, determinado pela circunstância momentânea; ou ainda, como uma espécie de design espontâneo.
Além disso, o uso informal do termo gambiarra denota uma propensão cultural relacionada ao que se costuma chamar de “jeitinho brasileiro”. É uma manifestação não exclusiva, porém típica e muito presente na cultura popular brasileira. Fonte: Wikipédia

Outra definição, mais original;
Gambiarra
"Solução técnica temporária, que se, e somente se, seu funcionamento for benéfico ao sistema, tornar-se-á definitiva."

Diferença entre gato e gambiarra em eletricidade
O gato e gambiarra possuem modos de operação diferentes. Os gatos são feitos em locais onde existem rede padrão de distribuição de energia. A gambiarra, ou ligação clandestina, é feita em locais desprovidos da rede. Este tipo de crime é praticado em todo lugar. Em bairros de classe alta, nos bairros das periferias, em estabelecimentos comerciais, em indústrias de pequeno e médio porte, e na zona rural.

Gato
Quando você usa de malandragem para usar energia elétrica, por exemplo, de forma que você não pague a conta, ou seja, você faz uma gambiarra nos fios e tem acesso à energia elétrica pública sem pagar nada.Isso é gato.

Fazer gato é tudo aquilo que envolve esperteza para se tirar vantagem, falsificando documentos, coisas, celular, telefone fixo, TV paga, etc

posted by ACCA@10:08 PM