Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, setembro 20, 2006

Acidente de empilhamento

Inicialmente é colocado caibro de madeira para servir de apoio aos perfis, colocado longitudinalmente em relação à empilhadeira e também para que o garfo da empilhadeira possa penetrar na área de assentamento e posicionar corretamente os perfis. Após o término de cada fileira de perfis são colocados os caibros de madeira e assim sucessivamente.

As cinco primeiras fotos indicam o procedimento correto de empilhamento/posicionamento de perfis.
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20060920161606.html

As demais fotos (7), mostram a colocação de um perfil incorretamente, muito próximo da extremidade do caibro, que em conseqüência funcionou como ponto de apoio de uma alavanca, indo em direção ao trabalhador acidentado. Se o caibro tiver um pouco fora do apoio da fileira inferior (em balanço) o ponto de apoio para alavanca funcionaria de maneira violenta, como se fosse uma catapulta.

O erro cometido foi à colocação de um único perfil, que serviu como um ponto de apoio para alavanca. Caso houvesse a colocação de mais perfis ao mesmo tempo, o ponto de apoio para alavanca não seria criado.

Vítima
O caibro de madeira bateu no queixo do acidentado, quebrando-lhe a mandíbula. Após a cirurgia, teve complicações e veio a falecer no hospital.

Podemos demonstrar esse exemplo, pegando um livro e colocando um lápis na extremidade (na borda da capa do livro) e aplicamos uma força com o dedo polegar e o lápis levantará, funcionando como uma alavanca. Se deslocarmos o dedo polegar para o interior da borda, teremos dificuldade de criar esse ponto de apoio para alavanca.

Em movimentação de material devemos analisar cuidadosamente as cargas a serem movimentadas (peso, formato), o local de posicionamento da carga (resistência do piso, plataforma, etc), suporte de estocagem (estrado, calço, elemento de apoio, equilíbrio, etc) e o equipamento de movimentação (peso, capacidade).
ACCA

posted by ACCA@9:33 PM