Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, agosto 27, 2006

Pneu explode e mata borracheiro

Em 27 de junho de 2005, um borracheiro morreu quando o pneu que trocava explodiu em Três Lagoas, a 326 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. José Antônio Assunção, 50 anos, natural de Estrela (RS), foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, mas não chegou vivo ao local.

Causa
Segundo testemunhas, o acidente foi causado pelo estouro da câmara de um pneu de caminhão. Um pedaço de ferro que fica entre o pneu e o aro escapou e perfurou o pescoço de Assunção. Ele trabalhava na borracharia dos fundos do Posto de gasolina, na Avenida Ranulfo Marques Leal.

Comentário
A pressão do ar em um pneu de caminhão inflado e montado num aro ou roda cria uma energia explosiva. Esta pressão pode ocasionar a explosão do pneu com uma força tão grande que se a pessoa for atingida por um componente de aro ou pneu, pode morrer ou ficar seriamente ferido.

As agências de segurança australiana e americana alertam do perigo de fazer reparo de pneus de máquinas/equipamentos sem obedecer a procedimento de segurança. As agências relatam inúmeros casos de explosões de pneus no momento de suas retiradas ou reparos em rodas, provocando acidentes fatais ou ferimentos graves.

Recomendações
1. Os empregados não devem ser permitidos trabalhar nas rodas com trincas e fissuras até que estejam treinados e instruídos nos reparos de todos os tipos de rodas
2.Não utilizar soldagem em rodas com pneus inflados
3.Não utilizar sobrepressão em pneus (pressão acima do permitido, de acordo com a especificação do pneu)
4.Inflar pneus à distância, através de mangueira e controle de pressão
5.Esvaziar o pneu antes de retirar a roda

Riscos em potencial
1.Inflar rapidamente um pneu vazio
2.Inflar pneu muito quente (ar quente)
3.Pneus quentes
4.Estrutura da roda danificada
5.Procedimento de trabalho inseguro (ferramentas inadequadas, soldagem, não obedecer à especificação técnica do pneu e roda)

posted by ACCA@4:04 PM