Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, agosto 04, 2006

Ferimentos oculares nos USA em 2002

Ferimentos oculares de acidentes de trabalho não fatais em 2002 nos USA

Em 2002, havia 42.286 ferimentos ou doenças ocupacionais envolvendo acidentes oculares que resultaram em dias de afastamento de trabalho.

Os acidentes típicos oculares ocorreram; por fricção, polimento e abrasão tal como; cavaco, apara ou lasca de metal, sujeiras e estilhaço ou golpeando o olho; ferimentos superficiais, tais como abrasões, arranhaduras, e corpos estranhos (lascas e fragmentos) eram entre os tipos os mais comuns dos ferimentos oculares.

Os riscos potenciais aos olhos podem ser encontrados em quase toda indústria. As normas da OSHA (agência de administração de segurança e de saúde ocupacional , Occupational Safety and Health Administration) exigem que os empregadores forneçam aos trabalhadores proteção ocular apropriada. Para ser eficaz na prevenção de acidentes, o uso dos óculos deve ser do tipo apropriado para o perigo encontrado.

Este relatório analisa os registros oficiais de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e os perfis dos ferimentos registrados envolvendo os olhos. Um total de aproximadamente de 4,7 milhão de acidentes e doenças foi registrado em indústrias, nos locais de trabalho durante o ano 2002.

Entre os 1,4 milhões de ferimentos envolvendo pelo menos um dia de afastamento de trabalho, mais de 90.000 eram ferimentos na cabeça, e entre estes acidentes, havia 60.064 ferimentos no rosto e 42.286 ferimentos nos olhos em 2002.

Tipo de atividade industrial
Quase 52 por cento de todos os casos de ferimentos oculares ocorreram na industria de manufatura ou no comércio (atacado e varejo). Outros 20 por cento ocorreram na indústria de serviços, e 15 por cento ocorreram na construção. Nos demais tipos de atividades, quase 8 por cento ocorreram no transporte e em serviços públicos, e o restante 5 por cento ocorreu na agricultura, pescaria, florestamento, minas, etc.

Dias de afastamento de trabalho
Em 95% dos casos de ferimentos oculares, os dias correspondentes ao afastamento de trabalho ficaram entre 1 a 10 dias.

Ocupação
Entre as ocupações que tiveram pelo menos 1.000 ferimentos oculares em 2002, destacam-se;
· trabalhadores em geral, excluindo da construção civil , 8%, de todos os casos ocupacionais de ferimentos nos olhos
· trabalhadores de corte e solda, 6%, de todos os casos ocupacionais de ferimentos nos olhos
· operadores de máquinas, equipamentos, 3,4%
· trabalhadores da construção civil, 3,2%
As atividades industriais, tais como; operadores, fabricantes, trabalhadores em geral, manutenção, administrativo, perfazem 83% por cento dos ferimentos oculares entre trabalhadores.
Os trabalhadores nestes grupos ocupacionais tendem adquirir ferimentos de objetos em vôos , produtos químicos, radiação, ou de uma combinação destes ou de outros perigos.
Nas atividades de serviços, perfazem 11% dos ferimentos oculares entre os trabalhadores e as demais atividades 6%

Características dos ferimentos
Os principais eventos que provocaram acidentes oculares foram os seguintes;
· fricção ou abrasão de objetos estranhos, 38%.
· contato com o olho, 13%
· partícula ou objeto em vôo, 10%
· corte e solda, 5%
· objeto não especificado, 5%

Ferimentos com afastamento de trabalho
Quase 87 por cento dos 42.286 dos casos de ferimentos oculares não fatais foram relacionados aos ferimentos traumáticos e doenças. Um ferimento traumático é o resultado de um único incidente, evento, ou exposição.

Os ferimentos mais comuns aos olhos foram;
· ferimentos superficiais, envolvendo objetos estranhos tais como; aparas,cavacos, ou fragmentos , com 37%
· abrasões e arranhões com 17%
· queimaduras químicas, 11%
· corte e lacerações, 7%
· flash de solda. 5%

Conclusão
Os dados oficiais dos ferimentos e doenças ocupacionais mostram que, em 2002, os ferimentos oculares perfazem 47 por cento de todos os principais ferimentos envolvendo dias de afastamento do trabalho e 70 por cento de todos os ferimentos do rosto envolvendo dias de afastamento do trabalho.
Os trabalhadores na indústria de manufatura e do comércio e aqueles de atividades tais como; operadores (máquinas, equipamentos), construtores e trabalhadores, produção e manutenção em geral eram a maioria com potencial de risco para contrair ferimento ocular.

Vide foto : Impacto de objeto em óculos de segurança
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20060804171145.html

Fonte: U.S. Bureau of Labor Statistics, June 30, 2004

posted by ACCA@5:23 PM