Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, agosto 24, 2006

Cuidado com eletricidade estática

Defesa Civil alerta seis Estados por baixa umidade relativa do ar

Órgãos de Defesa Civil dos Estados do Paraná, São Paulo, Minas, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem permanecer alertas nesta semana devido à possibilidade de que o índice de umidade relativa do ar fique menor que 15%. Números inferiores a 20% são prejudiciais a saúde, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Segundo a Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), que emitiu o alerta hoje, 24 de agosto de 2006, o centro-norte do Paraná, São Paulo, o Triângulo Mineiro e o centro-sul de Goiás terão baixa umidade nesta quinta-feira. No centro, oeste e sul do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, o problema se estende até sexta (25).

Conforme o alerta da Sedec, nos próximos dias, os moradores dos seis Estados devem evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol; e ingerir líquidos em abundância, para afastar a chance de sofrer desidratação.

Riscos de incêndio
Como o tempo seco aumenta a possibilidade de haver incêndios florestais, os motoristas devem redobrar a atenção em estradas.

Fonte: Folha Online - 24/08/2006

Comentário
A eletricidade estática é um fenômeno físico que você não vê, mas sente, porque ela causa perda de produção, de tempo, de matéria – prima, podendo ainda criar incêndios, explosões, choque em operadores, contaminações com fuligem ou pó e causar graves danos aos componentes eletrônicos sensíveis, requerendo altos custos de manutenção e/ou reparos em serviços de campo.

posted by ACCA@1:45 PM