Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, julho 26, 2006

Vazamento de gás provoca explosão em prédio em Curitiba




Por volta das 6 horas da manhã de domingo, 23 de julho de 2006, um vazamento de gás na tubulação de distribuição de um prédio de sete andares, no bairro Água Verde, em Curitiba, provocou uma explosão.

Danos materiais
A explosão derrubou as paredes da tubulação de água, esgoto, gás e elétrica.Algumas paredes internas nos três primeiros andares foram destruídas. A estrutura do prédio não foi prejudicada e os moradores não precisaram abandonar a edificação.

Vítima
Não houve feridos

Central de gás
O prédio possui uma central de gás e todos os apartamentos são ligados a ela. A tubulação, corre dentro de uma coluna.

Causa provável
O tempo de vazamento não foi identificado, mas os moradores disseram que vinham sentindo cheiro há pelo menos três dias. Como o gás é mais pesado que o ar, foi se acumulando próximo aos andares mais baixos. "Alguém, ao acender a luz ou ligar o fogão, provocou um ponto de ignição e, como o gás estava acumulado, houve a explosão", afirmou o tenente André Torres, do Corpo de Bombeiros

Vistoria da prefeitura
Técnicos da Comissão de Segurança de Edificação (COSEDI) da Prefeitura de Curitiba fizeram uma vistoria e descartaram a possibilidade de desabamento do edifício, em função de as estruturas não terem sido abaladas. Por isso, os moradores poderão continuar no prédio.

Duto de gás independente
Deverá ser feita uma adaptação às normas de segurança, com a construção de um duto de gás independente do que conduz as tubulações de água e esgoto.

Fonte: O Estado de São Paulo e TV Paranaense - 24 de julho de 2006

posted by ACCA@10:41 PM