Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, julho 21, 2006

Incêndios em restaurantes nos USA em 2002

Resultados
1. Em 2002, estimava-se em 7.100 incêndios em restaurantes, que foram responsáveis por 108 vitimas com ferimentos e prejuízos materiais de US$ 116 milhões em propriedades
2. Menos de um terço de incêndios em restaurantes ocorreram em áreas que tinham alarmes de incêndio, e menos da metade de incêndios ocorridos em áreas com sistema de sprinklers.
3. Aproximadamente 64% de incêndios em restaurantes foram causados; pelos setores de cozinha, seguido, por aquecimento (10%) e por suspeita de incêndio criminoso (5%).
4. Materiais de cozinha, tais como; gordura, óleo, foram os itens mais freqüentes para provocar inicialmente a ignição .
5. 5. Os incêndios em restaurante foram limitados inicialmente aos objetos incendiados em 70% dos incidentes.

Os materiais e equipamentos envolvidos em incêndios
Os materiais de cozinha eram os itens mais freqüentes para iniciar a ignição (33% dos casos) em restaurantes.A gordura, manteiga, toucinho e o óleo de cozinha eram os principais itens, como tipo de material para ignição em 68% dos incêndios de cozinha.
Os três tipos básicos de equipamento envolvidos em incêndios em cozinha de restaurantes eram;
· fritadeiras elétricas (31%),
· forno combinado (18%), e
· grelha/churrasqueira/charbroiler (11%).
Após os materiais de cozinha, a fiação elétrica era o segundo item com maior freqüência em ignição (8%) em incêndios de restaurante.
Fonte: FEMA – Federal Emergency Management Agency; U.S. Fire Administration/National Fire Data Center Restaurant Fires, Topical Fire Research Series, Volume 4 – Issue 3, October 2004

posted by ACCA@5:09 AM