Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, julho 02, 2006

Choque elétrico

O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Choques de baixa voltagem causam leves desconfortos, mas em alta voltagem resulta em morte instantânea por fibrilação cardíaca ou, nos casos em que sobrevive, resulta em uma queimadura elétrica.

Queimaduras elétricas
As queimaduras elétricas geralmente são mais graves do que aparentam, mesmo aquelas em que o paciente procura ajuda especializada pessoalmente.

O corpo, no choque elétrico, serve como condutor da energia e ao mesmo tempo de resistência elétrica, causando os danos ao organismo.

A queimadura é uma lesão térmica do organismo, cuja gravidade é diretamente proporcional a sua extensão e a sua profundidade.

Extensão da queimadura
Com relação a sua extensão, calcula-se a área de superfície corporal queimada (SCQ) através da regra dos noves. Nesta regra, cada braço tem 9% da SCQ, a cabeça outros 9%, tórax 9%, abdome 9%, dorso 18%, coxas 9% e pernas 9%, totalizando 99%. O 1% restante é o pescoço. Para áreas pequenas, usa-se uma comparação da área queimada com a palma da mão do queimado: equivale a 1% da SCQ.

Queimaduras de segundo grau até 10% da superfície corporal geralmente podem ser tratadas ambulatorialmente, desde que não sejam em mãos, face ou articulações e não estejam complicadas com infecção.
As queimaduras maiores devem ser tratadas em Centros de Tratamentos de Queimados, com risco elevado de vida conforme aumenta a área afetada.

Profundidade da queimadura
As queimaduras são classificadas em três graus, conforme sua profundidade.

Queimadura de Primeiro Grau
queimadura superficial, não cria bolhas. Como exemplo temos a queimadura do sol.

Queimadura de Segundo Grau
queimadura mais profunda, causa bolhas e é muito dolorosa.

Queimadura de Terceiro Grau
queimadura tão profunda que atinge os músculos e ossos. Os tecidos ficam negros e sem vida, não há dor por que as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade à dor foram também queimadas.
Obs: No caso do roubo de cabo elétrico, o homem foi eletrocutado e teve queimadura de terceiro grau (tecidos necrosados)
Fonte: Wikipédia.

posted by ACCA@1:42 PM