Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, junho 25, 2006

Acidentes com agrotóxicos

Consumo de agrotóxico no país
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE divulgou em agosto de 2004 o relatório de indicadores de Desenvolvimento Sustentável, no qual revela que o uso de agrotóxico no Brasil aumentou de 2,3 kg/ha para 2,8 kg/ha, uma elevação de 22%. O Brasil está entre os maiores usuários do produto, perdendo apenas para a Holanda, Bélgica, Itália, Grécia, Alemanha, França e Reino Unido, segundo dados do Sindicato Nacional das Indústrias de Defensivos Agrícolas - Sindag.

Produção e venda de agrotóxico
São vendidos US$ 3,1 bilhões de agrotóxicos por ano no País, representando um volume de 250.000 toneladas. Suas principais aplicações são realizadas pela agricultura, pecuária, armazenamento de alimentos, campanhas sanitárias, doméstico, edificações e logradouros públicos.

Contaminação de hortaliças e frutas
Em maio de 2004, pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA revelou que as frutas e saladas consumidas pelos brasileiros têm alto índice (81,2%) de contaminação por agrotóxicos, especialmente a alface, batata, maçã, banana, morango e mamão , sobretudo estes dois últimos, comprometidos em boa parte das amostras.

Acidentes
Os venenos usados na produção de alimentos intoxicam 500 mil brasileiros por ano, e 10 mil trabalhadores morrem anualmente no Brasil contaminados pelos agrotóxicos. Dos intoxicados por venenos agrícolas, cerca de 10% ficam definitivamente incapacitados para o trabalho, o que totaliza uma perda de 50 mil trabalhadores/ano no país.
Grande parte dessas mortes poderia se evitadas se houvesse o uso efetivo de equipamentos de proteção individual - E.P.I. (luvas, máscara, óculos de proteção, avental, outras vestimentas de proteção, botas e chapéu) por parte dos agricultores que manuseiam o produto.

Subnotificação
O Ministério da Saúde estima que, para cada evento de intoxicação por agrotóxico notificado, há outros 50 não notificados.

posted by ACCA@8:21 PM