Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, maio 12, 2006

Tomadas serão para plugs de três pinos

A partir do fim de 2006, todas as futuras instalações elétricas em novas edificações deverão ter terminais para receber plugs de três pinos, no lugar das tomadas para plugs de dois, cuja venda pela indústria será suspensa a partir do fim de 2007.

A informação foi transmitida por representantes da Abinee, do Sindicel e das empresas fabricantes de tomadas elétricas, em reunião realizada em 6 de abril, na sede do Sinduscon-SP, com o vice-presidente Francisco Vasconcellos Neto e com o coordenador da Comissão de Trabalho Sistemas Prediais e Revestimentos do Comitê de Tecnologia e Qualidade do sindicato, José Paulo Jereissatti. O SindusCon-SP manifestou apoio à adoção da medida, que trará mais segurança para os moradores e usuários das edificações.

A obrigatoriedade dessas tomadas nas novas edificações, estabelecida pela NBR 5.410, teve seus prazos estipulados pela Portaria 136 do Inmetro. Esta instituição fará uma audiência pública a respeito da questão, no dia 10 de abril, no Rio de Janeiro.

Fonte : - Construmail 1256

posted by ACCA@12:08 PM