Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, maio 13, 2006

Explosão em fábrica de calçados

Em 12 de abril de 2006, por volta das 17:00 horas, quarta-feira, ocorreu uma explosão no compressor de ar industrial, na fábrica de calçados JEB, localizada na Rua Jerônimo de Souza Santos nº 151, Birigüi, região de Araçatuba.
Vítima
O funcionário Adriano Gonçalves do Nascimento, foi atingido pela explosão quando estava saindo da fábrica. Adriano foi socorrido pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros ao Pronto Socorro Santa Casa da região, não resistiu aos ferimentos e morreu.
Causa
As causas do sinistro são desconhecidas. .
Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo - 13/04/06

Comentário:
Os pulmões de ar comprimido acoplados a compressores, são considerados vasos de pressão e estão sujeitos as exigências da Norma Regulamentadora NR-13, caso PxV > 8, onde “P” é a pressão máxima de operação em KPa e “V” é o volume geométrico em m³.

Os vasos de pressão de compressores, enquadrados na NR-13 devem ser inspecionados periodicamente por empresa especializada e o seu laudo assinado por um Profissional Habilitado. Devemos efetuar algumas medidas de segurança e serviços, conforme demonstrado na relação abaixo:

1 - Medição de espessura da chapa do vaso por Ultra-Som, para verificar se está ocorrendo corrosão da chapa e perda de espessura;
2 - Teste hidrostático, para verificar a sua resistência mecânica;
3 - As válvulas de segurança devem ser periodicamente, revisadas e calibradas com certificado de calibração;
4 - O manômetro deve ser periodicamente, revisado e calibrado com certificado de calibração;
5 - Manutenção e revisão dos pressostatos;
6 - Os responsáveis pelo manuseio do vaso de pressão, devem cumprir estágio prático supervisionado de duração mínima de 100 horas;
7 - A documentação de construção do vaso deve estar à disposição para consulta;
8 - Os drenos dos pulmões devem ser acionados diariamente, a fim de eliminar o condensado existente dentro do vaso.

Como podemos ver, existem algumas exigências e cuidados que devemos cumprir, quando compramos um compressor acoplado a um vaso de pressão que está enquadrado na NR-13, devemos também tomar muito cuidado ao comprarmos estes equipamentos usados, sem documentação,manutenção e inspeção, pois o risco pode ser maior.

Os órgãos fiscalizadores desses vasos de pressão instalados em estabelecimentos, são de responsabilidade dos sindicatos da categoria designada para aquele estabelecimento, exemplo: consultório, borracharia, hotel, posto de gasolina, hospital, oficina, entre outros.
Fonte: Conerge – Inspeção e Engenharia

posted by ACCA@4:04 PM