Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, maio 14, 2006

Cadeirinha salva bebê

O acidente aconteceu por volta das 19h de quinta-feira, 11 de maio de 2006, na rodovia Fernão Dias, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). A família estava em um Chevette, uma carreta reduziu bruscamente a velocidade, obrigando o motorista do Chevette, a frear repentinamente. Mas outra carreta Scania, que vinha logo atrás, não conseguiu parar e praticamente passou por cima do carro.
Vítimas
Os pais da criança, Souza e Rosele morreram no local. O acidente envolveu ainda uma motocicleta e um ônibus. O motociclista, Adilson da Silva Freitas, sofreu lesões leves. Os ocupantes das carretas e do coletivo não se feriram.

Resgate
A ocorrência já estava sendo encerrada quando os bombeiros solicitaram a interrupção do trânsito na estrada. Foi aí que eles ouviram o choro de uma criança. Após cerca de uma hora de trabalhos, a menina foi retirada das ferragens pelo aspirante a tenente Davi Lucas Soares. Os bombeiros comemoraram e se emocionaram com o resgate. Para a surpresa de todos, Júlia não aparentava ter sofrido ferimentos graves.

Cadeirinha salvou
‘‘Se ela estivesse sem a cadeirinha, ou seria arremessada para fora do veículo ou não teria a proteção da coluna e da cabeça’’, explicou Soares. Segundo ele, a criança estava de bruços entre o freio de mão e o câmbio do carro, com as costas protegidas pela cadeirinha e pelo corpo do pai. ‘‘As ferragens em cima do corpo dela era uma coisa inacreditável, tinha um caminhão em cima do carro’’.
Júlia foi levada para o Hospital Regional de Betim e submetida a diversos exames, mas ficou constatado que ela sofreu apenas um inchaço no pé esquerdo.
O acidente serve de exemplo e de alerta para pais descuidados, que consideram o uso da cadeira de segurança uma proteção supérflua.

posted by ACCA@4:57 PM