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sexta-feira, abril 14, 2006

O maior cruzamento hidroviário da Europa














O maior cruzamento hidroviário da Europa
Ponte-canal sobre o Elba

A inauguração do maior cruzamento hidroviário da Europa nas proximidades de Magdeburg possibilita a navegação ininterrupta do oeste para o leste, realizando um velho sonho dos alemães.
A peça principal do maior cruzamento hidroviário da Europa, que está sendo inaugurado em 10 de outubro
de 2003, é um colosso de aço e concreto por sobre o Rio Elba, ao norte de Magdeburg. A ponte, cuja forma lembra o casco de um navio e é preenchida de água, liga dois canais hidroviários: o Mittelland e o Elba-Havel. Como se estivessem numa enorme banheira, navios e barcos podem agora atravessar o Elba comodamente e seguir viagem.

Até agora, eles precisavam dar uma volta de 12 quilômetros pelo próprio rio, atravessando eclusas antiquadas, o que significava perda de horas nas viagens. Dependendo do nível d’água no Elba, os navios mais carregados precisavam se livrar de parte da mercadoria em Magdeburg, para poder prosseguir. A partir de agora, embarcações com até 1.350 toneladas de carga poderão navegar sem interrupção das bacias do Weser e Ruhr, no oeste, até Berlim, e vice-versa.

Obra-prima da tecnologia
A obra iniciou-se em março de 1998. Com seus 918 metros de comprimento, a ponte-canal é tida como obra dos superlativos e um primor da engenharia, tendo consumido 68 mil metros cúbicos de concreto e 24 mil toneladas de aço. Comporta 132 mil toneladas de água em sua calha de 34 metros de largura e 4,25 metros de profundidade e deve resistir mesmo a terremotos.
O maior cruzamento hidroviário da Europa é constituído pela ponte-canal, comportas e eclusas.
O cruzamento hidroviário, que inclui ainda comportas e eclusas, levou seis anos para ser concluído.

Custo da obra
Cerca de meio bilhão de euros.

Marco para a navegação de carga
Faz mais de 70 anos que os alemães sonham com a possibilidade de transportar carga diretamente do oeste para o leste do país por navio. O plano de ligar os rios Elba e Oder, concebido em 1919, começou a ser concretizado em 1934, por meio da construção de uma ponte sobre o Elba. Interrompido em 1942, em conseqüência da guerra, o projeto ficou parado por mais de 40 anos, enquanto o país esteve dividido, e só foi retomado após a reunificação.
Para o presidente do Departamento de Hidrografia e Navegação do Leste, Achim Pohlmann, a concretização do projeto representa um marco para a navegação de carga na Alemanha e em toda a Europa. Assim como o ministro dos Transportes, Manfred Stolpe, Pohlmann conta com um aumento considerável da carga transportada por via fluvial no trecho leste-oeste: de quatro milhões de toneladas, em 2002, para até sete milhões em 2015. No entanto, críticos consideram estes prognósticos irrealistas, lembrando que as autoridades já exageraram nas expectativas em outros casos, como o do Canal Meno-Danúbio.

Fonte: Deutsche Welle – Germany, 10.10.2003

posted by ACCA@4:57 PM