Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, abril 26, 2006

Incêndio no Mc Donald's


Em Junho de 1990, um incêndio destruiu as instalações da lanchonete Mc Donald's na av. Juscelino Kubitschek, esquina com a r. Dr Renato Paes de Barros, São Paulo.O incêndio começou por volta das 9h 40min, e as chamas se espalharam rapidamente por toda loja, forrada com materiais combustíveis como; plástico, madeira, em menos de uma hora.
Causa
O incêndio começou na cozinha, nos fundos da lanchonete, por causa de uma falha no termostato que controla a temperatura do equipamento de fritura. Como o sistema não desligou, a temperatura subiu e houve um princípio de incêndio que seria controlado se as chamas não tivessem passado para os dutos de exaustão. O acúmulo de gordura nesses dutos ajudou a propagar o incêndio.
Equipamentos de prevenção:
Segundo os funcionários da lanchonete, eles não recebem treinamento para casos de emergência. Já houve acidente (queimadura) com funcionário durante a fritura com óleo a uma temperatura de 187 graus. Os quatros extintores de incêndio não estavam funcionando.
Estimativa de prejuízo:
US $ 1.000.000,00
Corpo de bombeiros:
Onze carros do 4o Grupamento de Incêndio (GI) do Corpo de Bombeiros chegaram ao local em menos de 15 minutos, mas os bombeiros levaram quase três horas para controlar o incêndio.

posted by ACCA@9:18 PM