Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, abril 13, 2025

INCÊNDIO EM BOATE DEIXA 59 MORTOS E FERE MAIS DE 155 NA MACEDÔNIA DO NORTE

 RESUMO 

·        Um incêndio em boate na Macedônia do Norte matou 59 pessoas e feriu mais de 155, segundo o Ministério do Interior.

·        O incidente ocorreu em Kocani durante um show da banda DNK, hip hop; faíscas de pirotecnia causaram o fogo..

·        O primeiro-ministro lamentou a tragédia, destacando a perda irreparável e a dor das famílias afetadas.

O QUE ACONTECEU

O incêndio começou por volta das 2h30 (01h30 GMT) na boate Pulse, em Kocani, cidade localizada a cerca de 100 km a leste da capital, Skopje, Macedonia do Norte,

Cerca de 500 pessoas estavam na boate, assistindo a um show do grupo de hip‑hop DNK, banda  popular no país.  

INICIO DO FOGO


O fogo teria sido causado por um efeito pirotécnico utilizado na apresentação da banda que se apresentava. "Faíscas causaram o incêndio, e o fogo se espalhou pela discoteca".

Citando relatos iniciais, o incêndio foi iniciado por faíscas de dispositivos pirotécnicos que atingiram o teto, que era feito de material altamente inflamável

Imagens mostram a banda tocando no palco quando dois sinalizadores disparam, e faíscas se espalham rapidamente pelo teto.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que os artefatos pirotécnicos foram acionados. Segundos após o primeiro foco de incêndio, o grupo interrompeu a apresentação, e extintores foram usados em tentativas de conter o fogo, sem sucesso. Houve pânico e correria.

LOCAL

O local foi descrito como uma "boate improvisada" pela imprensa local, tendo sido anteriormente um depósito de tapetes.

CORPO DE BOMBEIROS

Bombeiros conseguiram apagar as chamas antes do amanhecer, enquanto ambulâncias chegavam e saíam de forma frenética.

BOATE


Parte do telhado com estruturas de ferro da boate colapsou, e vigas de madeira internas ficaram expostas e queimadas.

HOSPITAIS

A diretora do hospital de Kocani  disse que a equipe estaria com dificuldades para identificar os pacientes devido à falta de documentos de identidade.

Ela afirmou que os mortos tinham entre 14 e 24 anos. Dezoito pacientes estariam em  condições críticas.

SEGURANÇA

A lista de falhas de segurança na discoteca incendiada é longa, de acordo com denúncia do Ministério Público: extintores de incêndio insuficientes, ausência de duas saídas regulamentares de emergência e detectores de fumaça, descumprimento das normas para veículos de emergência no exterior e de licença para uso de dispositivos pirotécnicos.

Relatos sugerem que havia apenas um uma entrada e saída para a boate improvisada, o que causou pânico.

TESTEMUNHAS

Marija, de 20 anos, disse à emissora Channel 5 que foi pega de surpresa no meio de uma confusão na boate enquanto as pessoas corriam para as saídas. Ela se lembra de ter caído no chão e sido pisoteada durante o caos antes de conseguir sair.

"Não sei como, mas de alguma forma consegui sair", disse ela. "Estou bem agora, mas há muitos mortos."

Ela acrescentou que sua irmã de 25 anos – que sua família estava procurando – havia morrido, dizendo: "Eu fui salva e ela não."

O voluntário da Cruz Vermelha, Mustafa , afirmou que a maioria dos afetados eram jovens de 18 a 20 anos.

"A situação é brutal, caótica, as histórias são muito tristes e, infelizmente, muitas vidas jovens estão sendo perdidas", acrescentou.

VÍTIMAS

59 mortes e 162 feridos

Três dos mortos tinham menos de 18. Entre os feridos, 70 pessoas apresentaram queimaduras e intoxicação por monóxido de carbono. Cerca de 27 pessoas foram hospitalizadas em Skopje com queimaduras consideradas severas. Outras 23, em estado menos grave, foram levadas para um centro clínico da cidade. Muitas das vítimas morreram sufocadas pela fumaça, enquanto outras morreram em decorrência de queimaduras.

POLÍCIA 

Polícia deteve o dono da boate na manhã deste domingo, informou a emissora.

O ministro da Justiça do país, disse que todos os envolvidos na tragédia serão responsabilizados. Quatro pessoas são procuradas pela polícia em conexão com o desastre.

DIA DIFÍCIL E TRISTE, DIZEM AUTORIDADES

O primeiro-ministro lamentou a tragédia em uma publicação no Facebook.

"Este é um dia difícil e muito triste para a Macedônia. A perda de tantas vidas jovens é irreparável, e a dor das famílias, entes queridos e amigos é imensurável'.

INQUÉRITO

O procurador público da Macedônia do Norte, disse que cinco promotores vão investigar o caso. Ele afirmou que as autoridades emitiram ordens para a coleta de provas e que a polícia já tinha começado a reunir os depoimentos das testemunhas.

De acordo com as primeiras informações da investigação, artefatos pirotécnicos incendiaram o teto da boate Pulse. As faíscas atingiram o revestimento, feito de material altamente inflamável, e o fogo se espalhou rapidamente por toda a boate. Uma fumaça espessa se formou à seguir, quando os clientes começaram a abandonar o local às pressas.

O proprietário estava operando com uma licença falsificada que ele apresentou "durante uma inspeção das autoridades competentes em 13 de março de 2024", informou o ministro do Interior. "O documento foi emitido pelo Ministério da Economia, mas a discoteca não tinha uma licença registrada válida", explicou.  Fontes: BBC News 16/03/2025; UOL- 16/03/2025; Folha de São Paulo - 16.mar.2025

Marcadores:

posted by ACCA@6:47 PM