Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, maio 14, 2014

Tome cuidado com oxigênio

Riscos de incêndio e explosão no uso de oxigênio

Este folheto fornece informações sobre os riscos de incêndio e explosão no uso de oxigênio. É para quem usa o gás oxigênio em cilindros.

RISCOS DE OXIGÊNIO
Gás oxigênio em cilindros é usado por muitas pessoas no trabalho e, por vezes, em casa.

É usado:
1-em soldagem, corte com maçarico e outros processos semelhantes;
2-para ajudar as pessoas com dificuldades respiratórias;
3-em câmaras hiperbáricas como tratamento médico;
4-em câmaras de descompressão para pessoas que trabalham em ar comprimido ou em mergulho em alto mar;
5-para a conservação de alimentos e embalagens;
6-em siderúrgicas e fábricas de produtos químicos.

O ar que respiramos contém cerca de 21 % de oxigênio. Sem oxigênio, morreríamos em questão de minutos. Pode ser difícil de acreditar, mas o oxigênio também pode ser perigoso. Os perigos são incêndio e explosão.

Oxigênio se comporta de modo diferente para o ar, o ar comprimido, nitrogênio e outros gases inertes. É muito reativo. O oxigênio puro  em alta pressão, tal como a partir de um cilindro, pode reagir violentamente com materiais comuns tais como o óleo e graxa. Outros materiais podem pegar fogo espontaneamente. Quase todos os materiais, incluindo têxteis, borracha e metais queimarão vigorosamente em oxigênio.

Mesmo um pequeno aumento no nível de oxigênio do ar para 24% pode criar uma situação perigosa. Torna se mais fácil começar um incêndio, que irá, em seguida, queimará mais quente e mais ferozmente do que no ar normal. Pode ser quase impossível de apagar o fogo. Uma válvula com vazamento ou mangueira em uma sala mal ventilada ou espaço confinado pode aumentar rapidamente a concentração de oxigênio a um nível perigoso.

As principais causas de incêndios e explosões ao usar oxigênio são:
1-enriquecimento de oxigênio do equipamento com vazamento;
2-uso de materiais não compatíveis com oxigênio;
3-uso de oxigênio no equipamento  que não foi projetado para o serviço de oxigênio;
4-operação incorreta ou descuidada do equipamento de oxigênio

A AVALIAÇÃO DE RISCO
Os empregadores são legalmente obrigados a avaliar os riscos no local de trabalho, e tomar todas as precauções possíveis para garantir a segurança dos trabalhadores e terceiros. Um exame cuidadoso dos riscos de uso de oxigênio deve ser incluído na avaliação do risco.

CUIDADO COM OXIGÊNIO ENRIQUECIDO
Oxigênio enriquecido é o termo frequentemente usado para descrever situações em que o nível de oxigênio é maior do que no ar. O oxigênio é incolor, inodoro e insípido. A presença de uma atmosfera de oxigênio enriquecido não pode ser facilmente detectada pelos sentidos humanos.

O principal perigo para as pessoas de uma atmosfera rica em oxigênio é que a roupa ou o cabelo pode facilmente pegar fogo, causando queimaduras graves ou até mesmo fatais. Por exemplo, as pessoas podem facilmente envolver suas roupas e camas em chamas por fumar durante o tratamento de oxigênio com dificuldades respiratórias.
Fumar deve ser proibido onde o oxigênio está sendo usado

Oxigênio enriquecimento é muitas vezes o resultado de:
1-vazamentos de mangueiras danificadas ou mal conservados, tubos e válvulas;
2-vazamentos de conexões de má qualidade;
3-abrir as válvulas deliberadamente ou acidentalmente;
4-não fechar as válvulas corretamente após o uso;
5-usando excesso de oxigênio em soldagem, corte por chama ou processo similar;
6-pouca ventilação onde o oxigênio está sendo usado.

Consequentemente, as principais formas de prevenir o enriquecimento de oxigênio são para manter o equipamento de oxigênio em boas condições e tomar cuidado ao usá-lo.
Uma boa ventilação também vai reduzir o risco de enriquecimento de oxigênio.
Oxigênio enriquecimento pode também resultar da má utilização de oxigênio.

Nunca utilize oxigênio para:
1-resfriamento ou refrescar o ar em espaços confinados;
2-elemento de limpeza para bancada, máquinas ou roupas.

Se houver suspeita de enriquecimento de oxigênio a partir de um vazamento de oxigênio, o suprimento de oxigênio deve ser desligado. Cigarros e chamas devem ser extintos. O local deve ser bem ventilado e a fonte do vazamento identificado e reparado. É possível que o oxigênio possa contaminar toda roupa na área. Se isto é suspeito, a roupa deve ser preferencialmenteremovida e levado para fora para arejar e ventilar.

ESPAÇOS CONFINADOS
Alguns dos incidentes mais graves de oxigênio relatados envolveram vazamentos de mangueiras danificadas em espaços confinados, onde as operações de corte e solda ocorreram. Vestuários de trabalhadores enriquecidos de oxigênio pegaram fogo, causando ferimentos graves ou fatais.
Os cilindros de gás não devem ser levados em espaços confinados; o gás pode ser alimentado usando mangueiras. As mangueiras devem ser removidas do espaço fechado , quando o trabalho estiver acabado ou suspenso , tal como no final de cada dia. Quando isto não for possível, as mangueiras devem ser desconectadas do abastecimento de gás do cilindro ou da válvula de distribuição.

Quando o risco de enriquecimento de oxigênio é alto, como em espaço confinado ou lugares com pouca ventilação, o uso de equipamentos de monitoramento de oxigênio é aconselhável.

NUNCA UTILIZE MATERIAIS INCOMPATÍVEIS COM O OXIGÊNIO
Alguns materiais reagem de forma explosiva, se eles entram em contato com oxigênio puro sob alta pressão. Outros materiais podem pegar fogo espontaneamente. Esses materiais são incompatíveis com o oxigênio.

Equipamento concebido para serviços de oxigênio é feita a partir de materiais e componentes que foram testados e comprovados para ser compatível, e são seguros para o efeito.
As razões para um projeto particular e escolha do material nem sempre são óbvias. O uso de materiais ou componentes substitutos, que parecem ser semelhantes, mas não se provou ser oxigênio compatível, é extremamente perigoso e tem causado muitos acidentes.

VOCÊ PRECISA TOMAR CUIDADO AO SUBSTITUIR:

JUNTAS E GAXETAS
Há centenas de diferentes tipos de borracha e elastômero, e a maioria não é compatível com o oxigênio.

COMPONENTES METÁLICOS
Muitos metais e ligas não são adequados para utilização com o oxigênio.

REGULADORES DE PRESSÃO
Você deve garantir que a classificação de pressão do regulador não é menor do que a pressão de alimentação do cilindro cheio. Reguladores de pressão para equipamentos de solda a gás e para gases medicinais devem cumprir as normas vigentes. Em caso de dúvida, verifique com o fornecedor ou fabricante.

MANGUEIRAS DE OXIGÊNIO
A mangueira flexível de oxigênio usado para soldar, etc., devem cumprir as normas vigentes.

LUBRIFICANTES
Como regra geral, os lubrificantes devem ser evitados.  Apenas os lubrificantes que são feitos para o serviço de oxigênio, e são especificadas pelo fornecedor do equipamento, deve ser utilizado.

FITA
A fita deve ser evitada. Apenas fita que é marcado como sendo adequados para o serviço de oxigênio, e é especificado pelo fornecedor do equipamento, deve ser utilizado.

OUTROS COMPONENTES
Em alguns casos, os materiais podem parecer ser compatíveis, mas a forma e configuração dos componentes podem ser importantes para minimizar o risco de incêndio. Somente os componentes aprovados pelo fabricante deve ser usado quando a manutenção de equipamento de oxigênio.

Você deve sempre garantir que os sistemas de oxigênio de alta pressão são projetados, construídos, instalados por pessoas competentes, que têm conhecimento especializado sobre o assunto. Todos os aparelhos e equipamentos de oxigênio devem estar devidamente identificados com o nome do gás e da pressão de trabalho seguro.

NUNCA UTILIZE OXIGÊNIO EM EQUIPAMENTO QUE NÃO FOI CONCEBIDO PARA ISSO
Muitos acidentes graves foram causados pela utilização de oxigênio em vez de outros gases, como o ar, ar comprimido ou nitrogênio. O oxigênio pode reagir explosivamente com óleos e graxas.
As pessoas têm sido feridas ou mesmo mortas quando bombas, motores, pneus e equipamentos sob pressão foram destroçadas pela explosão. O oxigênio também pode causar a outros materiais para inflamar-se espontaneamente. O incêndio resultante pode causar danos ao equipamento e ferimentos às pessoas.

Você nunca deve usar oxigênio para:
1-acionamento ferramentas pneumáticas;
2-enchimento de pneus de veículos;
3-pressurização e sistemas de purga;
4-substituindo o ar ou um gás inerte;
5-arranque dos motores diesel.

O oxigênio não deve ser introduzido em qualquer equipamento a menos que ele foi projetado para o serviço de oxigênio por pessoas competentes, com conhecimento especializado.

TOME CUIDADO COM CILINDROS DE OXIGÊNIO E EQUIPAMENTOS
Se os cilindros de oxigênio e equipamentos são utilizados de forma inadequada ou incorretamente, poderá ocorrer um incêndio. Todos os usuários do oxigênio devem conhecer e compreender os perigos, e deve receber treinamento no uso do equipamento de oxigênio.
Há uma série de precauções a seguir ao usar equipamento de oxigênio.
CILINDROS DE OXIGÊNIO
Você deve sempre:
1-lidar com cilindros de oxigênio com cuidado. Utilize um carrinho construído de propósito para movê-los;
2-manter os cilindros acorrentados ou apertados para evitar que caiam sobre;
3-armazenar cilindros de oxigênio quando não estiver em uso em uma área de armazenamento bem ventilada, longe de materiais combustíveis e separadas de cilindros de gás inflamável.

EQUIPAMENTO DE OXIGÊNIO
 Você deve sempre:
1-abrir a válvula lentamente. Abertura rápida, particularmente das válvulas dos cilindros, pode resultar em velocidades altas momentaneamente de oxigênio. Quaisquer partículas vão ser empurradas por meio do sistema muito rapidamente, causando calor por atrito. Em alternativa, se o sistema for fim de linha, tais como, um regulador de pressão, é ligado a um cilindro de oxigênio, o calor pode ser gerado por meio de compressão do oxigênio. Ambos os casos podem provocar um incêndio;
2-garantir que a pressão do parafuso de ajuste do regulador de pressão está totalmente desenrolada, a fim de que a válvula de descarga do regulador seja fechada antes de abrir a válvula de cilindro de oxigênio, especialmente quando se abre a válvula de cilindro, pela primeira vez depois de trocar os cilindros;
3-garantir que as válvulas dos cilindros estão fechadas e a canalização fornecimento isolada, sempre que o trabalho estiver parado. Não tente cortar o fornecimento de oxigênio apertando ou torcendo a mangueira flexível quando se muda de equipamentos, por exemplo, maçaricos;
4- manter as mangueiras e outros equipamentos em boas condições. Os testes de vazamento podem ser realizados facilmente usando um spray  específico ou solução líquida que é certificado para uso em sistemas de oxigênio. Sabão ou líquidos que podem conter gorduras não devem ser usados.

LIMPEZA
Você deve sempre:
1- manter o equipamento de oxigênio limpo. A contaminação por partículas, poeira, areia, óleos, graxas ou detritos na atmosfera geral é um risco potencial de incêndio. O equipamento portátil é particularmente suscetível à contaminação, e as precauções devem ser tomadas para mantê-lo limpo;
2- usar as mãos ou luvas limpas ao montar equipamento de oxigênio, por exemplo, ligar o regulador de pressão, fazer conexões;
3-usar roupa limpa adequada, livre de óleo e contaminantes facilmente combustíveis.

PRECAUÇÕES GERAIS
Você deve sempre:
1-garantir que a ventilação é adequada;
2-Verifique se os extintores de incêndio estão em boas condições e pronto para uso;
3-verifique se as rotas de fuga são claras.

RESUMO DAS RECOMENDAÇÕES
1-Esteja ciente dos perigos de oxigênio em caso de dúvida, pergunte.
2-Prevenir enriquecimento de oxigênio, garantindo que o equipamento é estanque e em bom estado de funcionamento.
3- Verifique se a ventilação é adequada.
4-Usar sempre os cilindros de oxigênio e equipamentos com cuidado e corretamente.
5-Válvulas dos cilindros de oxigênio sempre abrir devagar.
6-Não fume onde o oxigênio está sendo usado.
7- Nunca use peças de reposição que não tenham sido especificamente aprovadas para o serviço de oxigênio.
8- Nunca utilize equipamento de oxigênio acima das pressões certificadas pelo fabricante.
9-Nunca use óleo ou graxa para lubrificar o equipamento de oxigênio.
10- Nunca utilize oxigênio em equipamento que não é projetado para o serviço de oxigênio.
Fonte: HSE - Health and Safety Executive 

Vídeo: Prevenção de riscos – Gases comprimidos

Marcadores:

posted by ACCA@11:52 PM

10 Comments:

At 2:10 AM, Blogger Angelo said...

Excelente post! Aprendi muito sobre esse gás que muitos tratam como inofensivo, porém é um perigosíssimo comburente.

 
At 12:00 PM, Blogger Unknown said...

Muito bom, obrigado pelas informações!!!

 
At 1:49 PM, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 1:52 PM, Blogger Unknown said...

Parabéns pela informação completa, robusta e enriquecedora, me ajudou demais na minha busca.
Meu mto Obrigado.

 
At 10:23 AM, Blogger Unknown said...

Tenho um sobrinho médico,q qdo trabalhava em um pronto socorro em S.Paulo,ñ tinha a menor noção dos riscos ao atender um paciente todo sujo de óleo e graxa.

 
At 12:25 AM, Blogger Unknown said...

Meu amigo morreu em um acidente com cilindro de oxigênio :'(

 
At 4:41 PM, Blogger evandro sutero. said...

muito obrigado, bastante esclarecedor ,útil
e objetivo.

 
At 1:45 AM, Blogger Surto Criativo Design said...

Obrigada!!!

 
At 5:27 PM, Blogger Unknown said...

Os cilindros de oxigênio hospitalar podem ser transportado em porta malas di ônibus i deitados .

 
At 8:53 PM, Blogger ACCA said...

Deve atender às prescrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Ministério dos Transportes para o transporte de cargas ou produtos perigosos. Cilindros de gás comprimido somente podem ser transportados em veículos abertos, devendo sempre estar na posição vertical e fixados em suportes firmes e adequados.

 

Postar um comentário

<< Home