Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quarta-feira, setembro 27, 2006

Dia Mundial do Coração


No próximo dia 30 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração. O objetivo é alertar a população para as doenças que colocam em risco a saúde desse precioso órgão e, principalmente, ensinar a preveni‑las.

A falta de informação é um dos principais motivo para o pouco cuidado do brasileiro com a saúde do coração. De acordo com a pesquisa realizada pela Federação Mundial do Coração, 90% dos entrevistados não conhecem sua taxa de colesterol e 66% desconhecem a pressão arterial.

A cardiologista Karla Daura Paiva Prado acredita que a má orientação e a falta de campanhas preventivas estão entre as causas mais fortes do descuido com a hipertensão, e não a desinformação sobre o assunto. “Além do mais, o brasileiro deixa para procurar o médico quando a situação está grave. Mesmo porque os problemas causados pela hipertensão não apresentam sintomas no início.”

A cardiologista alerta que a hipertensão arterial é a principal causa de infartos e derrames cerebrais. “É o que mais mata, em todo o mundo.” De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os males são responsáveis por mais de 17,5 milhões de óbitos a cada ano. No Brasil, as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade e respondem por cerca de 300 a 400 mil mortes por ano. “Quanto mais tarde a pessoa deixar para se preocupar com a questão, maior é a chance de se tornar hipertensa, pois é a tendência natural do ser humano com o envelhecimento.”

Fatores de riscos
Fumo, obesidade, diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol e estresse, aliados ao sedentarismo, são apontados pela classe médica como os principais motivos das mortes.

Como se prevenir
1-Evite o excesso de peso. Gordura abdominal pode ser indício de problemas cardíacos
2-Busque alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos e excesso de sal. Abuse de frutas e verduras
3-Pratique atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana
4-Evite álcool, cigarro e rotina muito estressante
5-Busque a prevenção o quanto antes. Quanto mais cedo se prevenir, mais chances de se livrar da hipertensão arterial

Números
1-10% dos brasileiros com 30 anos desenvolvem a pressão arterial. Na faixa etária dos 60, a porcentagem é de 30% a 40%
2-Infartos e derrames cerebrais são responsáveis por mais de 17,5 milhões de óbitos a cada ano no mundo
3-No Brasil, as doenças cardiovasculares causam cerca de 300 a 400 mil mortes a cada ano
4-80% dos entrevistados na pesquisa da Bayer Health Care acreditem ter um coração saudável. Destes, 75% apresentam ou têm chances de desenvolver alguma doença cardíaca
5-82% dos entrevistados consideram importantes cuidados com a saúde do coração. Destes, cerca de 65% têm dificuldade em seguir as recomendações médicas e adotar medidas preventivas

Fonte: Diário da Manhã – Goiânia, 26 de setembro de 2006

Print Friendly and PDF

posted by ACCA@12:41 PM