Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, dezembro 26, 2023

INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES ATINGE DEPÓSITO DE EMBALAGENS EM CANOAS

 O Corpo de Bombeiros atendeu, na quarta-feira (6/12), por volta de 14 horas. um incêndio de grandes proporções em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O fogo atingiu um depósito de embalagens do Centro de Distribuição da Indústria de Plásticos HERC, onde estavam armazenados materiais de plástico e papelão na Rua Aurora, no bairro Marechal Rondon.

CORPO DE BOMBEIROS

Combatem o fogo há cerca de duas horas, quatro guarnições compostas por quatro caminhões de combate a incêndio e mais de 30 bombeiros. Dois caminhões-pipa da Corsan foram encaminhados ao local para prestar apoio. Os hidrantes também foram utilizados.

INTERRUPÇÃO DO TRÂNSITO

O trânsito de pessoas e veículos na região foi bloqueado para não prejudicar o trabalho das equipes. O vento no local manteve as chamas ativas e espalhou a fumaça.

EVACUAÇÃO

Cerca de 35 funcionários que estavam no centro de distribuição quando o incêndio começou saíram, assim como pessoas que se encontravam em estabelecimentos próximos.  

VIZINHANÇA

O local fica próximo do Colégio Leonardo Da Vinci, que precisou ser evacuado por questões de segurança. A prefeitura informou que 372 alunos foram levados para uma praça, onde estão seguros. A direção da escola divulgou que "todos os alunos e colaboradores foram retirados do local e estão em segurança". A escola permanecerá fechada na quinta-feira (7), aguardando a liberação de autoridades, de acordo com a direção.

VÍTIMAS

Não houve feridos, de acordo com os Bombeiros.

CONTROLE DO INCÊNDIO

Durante a tarde, o incêndio foi controlado pelos bombeiros. Pelo menos 200 mil litros de água, foram utilizados no combate ao incêndio.

TRABALHO DE  RESCALDO

Já dura quase dois dias o trabalho de rescaldo do Corpo de Bombeiros. O local segue interditado, com focos de fumaça espalhados.

Na manhã de sexta-feira (8), já não havia mais fumaça aparente do lado de fora do prédio. Dentro do local, os bombeiros trabalhavam com mangueiras para resfriar os produtos inflamáveis que foram consumidos pelo fogo.

Ainda estamos resfriando com água, pois está muito quente pra entrar com máquinas. Por isso a demora em concluir o trabalho , afirma o Corpo de Bombeiros.

Ainda não há previsão para a conclusão dos trabalhos e liberação do local. A tendência é de que a ação continue ao longo da tarde de sexta‑feira.

PREJUÍZOS

Prejuízo estimado supera R$ 20 milhões.

Fontes: GZH - 08/12/2023; g1 RS e RBS TV - 06/12/2023;

posted by ACCA@4:13 PM