Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, setembro 30, 2023

INCÊNDIO EM FESTA DE CASAMENTO NO IRAQUE DEIXA CENTENAS DE MORTES


Pelo menos 100 pessoas morreram e 150 ficaram feridas num incêndio durante uma festa de casamento no Iraque, na noite de terça-feira, (26/09), distrito de Hamdaniya, na província de Nínive.

INÍCIO DO INCÊNDIO

Estima-se que cerca de 1.000 pessoas estavam presentes no casamento. De acordo com testemunhas oculares, o incêndio começou depois que fogos de artifícios foram disparados quando o casal começou a dançar. As faíscas das chamas atingiram decorações suspensas e o teto pegou fogo, propagando-se rapidamente. Imagens de vídeo do local mostraram fogos de artifícios sendo disparados do chão e incendiando partes do teto.

CAUSA PROVÁVEL

O porta-voz da Defesa Civil iraquiana, disse que o incêndio foi causado por fogos de artifício que foram disparados no salão de festa  durante a celebração.

O uso de material de construção altamente inflamável  contribuiu para propagação das chamas, acrescentou.

ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA

Ambulâncias e equipes médicas foram enviadas ao local pelas autoridades federais iraquianas e pelas autoridades da região semiautônoma do Curdistão iraquiano, segundo declarações oficiais.

HOSPITAIS SOBRECARREGADO

No centro médico especializado em queimaduras de Mosul, o médico Waad Salem disse que cerca de 60% dos feridos sofreram queimaduras graves. "A maioria das queimaduras ocorreu na face, peito e mãos", disse ele, acrescentando que mulheres e crianças estão entre as mais afetadas.

A enfermeira-chefe tratou os feridos durante a noite, atendeu cerca de 200 pacientes. "O que vi foi muito difícil". "Vi pessoas com mais de 90% dos seus corpos completamente queimados", disse ela, acrescentando que pelo menos 50 crianças foram declaradas mortas assim que chegaram ao hospital disse ela.


IMAGENS

Um vídeo postado online parecia mostrar quatro grandes fontes de fogos de artifício acesas no salão, enquanto muitas pessoas sentadas em longas mesas próximas e ouviam música alta. Momentos depois, uma grande decoração do teto coberta com enfeites e luzes é tomado pelo fogo e gritos ressoam.

Outras imagens, filmadas de um ângulo diferente, supostamente mostram os noivos e outros convidados esquivando-se de destroços em chamas que caem na pista de dança.

Pouco depois disso, a energia caiu, dificultando a visão de qualquer coisa e a saída.

TESTEMUNHAS OCULARES

Ghaly Nassim, de 19 anos, estava a poucos metros do local da festa, quando o incêndio começou. Ele correu para ajudar cinco de seus amigos que ficaram presos no local.

"Uma porta estava bloqueada, então a abrimos à força. Chamas enormes saíram do corredor. Foi como se as portas do inferno se abrissem", disse ele. "A temperatura estava insuportável. Não consigo descrever o calor extremo." Nassim descreveu as cenas como uma "verdadeira tragédia".

"Depois que os bombeiros chegaram, corri para dentro para procurar meus amigos. Vi dezenas cadáveres no banheiro. Uma menina de 12 anos estava completamente queimada e posicionada em um canto."

Nassim acredita que a falta de saídas de emergência adequadas piorou as coisas, já que a maioria dos convidados tentou sair pela entrada principal do salão o que possivelmente fez com que muitos deles caíssem e fossem pisoteados por outros.

Tommy Uday, de 17 anos, estava próximo à saída quando o incêndio começou. Isso permitiu que ele fugisse rapidamente. "Vi uma grande nuvem negra de fumaça saindo do teto, então saí correndo", disse ele, acrescentando que "todo o lugar foi destruído em apenas cinco minutos".

VÍTIMAS

De acordo com o vice-governador de Nínive, Hasan al-Allaq, 114 pessoas morreram e pelo menos 150 ficaram feridas.

Das 114 mortes, cerca de 30 foram identificados por familiares, sendo que o restante exige identificação de DNA devido a queimaduras.

Os feridos foram transferidos para hospitais próximos. Um jornalista iraquiano disse que não havia equipamento médico suficiente para lidar com as vítimas. Dos feridos, a maioria deles ficou completamente queimada, enquanto outros ficaram 50 a 60% queimados.

Os noivos sobreviveram ao incêndio, mas ambos sofreram queimaduras leves e perderam parentes próximos. A noiva perdeu toda a família - três irmãos, todos os tios e primos jovens. O noivo perdeu a mãe, disse um amigo do casal

SEGURANÇA

Não havia extintores ou outras medidas de segurança no salão.


INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR

As autoridades disseram que informações preliminares atribuíram que o incêndio foi iniciado pelos fogos de artifício.

A Agência de Notícias Iraquiana estatal (INA) citou a Diretoria de Defesa Civil dizendo que o salão estava coberto com painéis compostos de metal altamente combustível, conhecidos como painéis sanduíche, em violação das normas de segurança.

“O incêndio levou ao colapso partes do salão como resultado do uso de materiais de construção altamente combustível e de baixo custo, que desabaram em poucos minutos quando o incêndio começou”, disse a diretoria.

O incêndio se espalhou muito rapidamente e foi agravado pela liberação de gases tóxicos da combustão dos painéis compostos, que continham plásticos.

O QUE DISSE AS AUTORIDADES

As forças de segurança prenderam 10 funcionários, proprietário e três pessoas envolvidas no lançamento dos fogos de artifício, segundo o Ministério do Interior.

O primeiro-ministro disse que um comitê de investigação irá “investigar e elucidar as circunstâncias do acidente, identificar as causas e identificar quaisquer áreas de negligência”. Ele exigiu “as punições mais duras permitidas por lei para os responsáveis pela negligência ou falhas que levaram a este trágico incêndio”. Ele também ordenou que todas as autoridades relevantes intensificassem as inspeções prediais e a verificação dos procedimentos de segurança em shopping centers, restaurantes, salões de eventos e hotéis.

As normas de segurança nos setores da construção civil  e de transportes são frequentemente desrespeitadas

Fontes: BBC Brasil- - 28.09.2023; Al Jazeera - 27 Sep 2023; BBC News – september 28, 2023; Folha de São Paulo - 26.set.2023


Marcadores:

posted by ACCA@12:56 PM