Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, março 12, 2023

COZINHEIRA PERDE A VIDA APÓS EXPLOSÃO DE PANELA DE PRESSÃO EM CHURRASCARIA


Por volta das 20h00 de quinta-feira (09), a cozinheira morreu após ser atingida por uma panela de pressão que explodiu na cozinha de uma churrascaria que fica situada nas margens Rodovia SP 340, próximo ao Distrito Industrial Getúlio Vargas e empresa Mahle.

A cozinheira, estava no seu primeiro dia de trabalho, segundo informações. Outros funcionários do estabelecimento acionaram o SAMU de imediato, mas ao chegar, os socorristas já se depararam com a vítima em óbito, inclusive com perda de massa encefálica, causada pelo impacto da explosão.

A Polícia Civil esteve presente no local do acidente e a Polícia Científica realizou os trabalhos de Perícia para apurar as causas e as responsabilidades da fatalidade. O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Mogi Guaçu e deverá ser liberado aos familiares para o sepultamento. Fonte: Mogi Guaçu Acontece- sexta-feira, março 10 2023

Comentários:

POR QUE A PANELA DE PRESSÃO PODE EXPLODIR E QUE CUIDADOS DEVEMOS TOMAR?

PANELA DE PRESSÃO – UMA CALDEIRA A VAPOR

A panela de pressão é equivalente a um vaso de pressão destes que encontramos nas indústrias, só que em volume muito menor, mas o princípio técnico de funcionamento é idêntico, por exemplo, a uma caldeira de vapor.

Na panela de pressão, a temperatura e a pressão são grandezas as quais nós classificamos como diretamente proporcionais, isto é, quando a temperatura aumenta a pressão também aumenta e vice e versa.

COMO FUNCIONA

Numa panela aberta comum, a água entra em ebulição quando a temperatura atinge 100 ºC, no entanto, na panela de pressão, a intensa vaporização da água faz aumentar a pressão, pois não há saída para o vapor uma vez que a tampa com borda emborrachada é vedada por pressão mecânica. Com o aumento da pressão de vapor, a temperatura de ebulição da água sobe e a pressão interna torna-se maior que a pressão atmosférica. Por isso, a ebulição não ocorre, mesmo que a temperatura esteja aumentando.

Quando a pressão de vapor atinge um determinado valor (por exemplo, 2 atm), a força aplicada pelo vapor eleva a válvula central de alívio. A água, em estado gasoso, começa a escapar e estabiliza-se a pressão interna. Somente nesse momento é que a ebulição começa  estabilizando‑se também a temperatura.

Na panela de pressão, a temperatura pode atingir até 120ºC, fazendo com que o alimento tenha um melhor cozimento, fazendo também com que o tempo de preparo seja reduzido. A pressão na panela de pressão atinge valores na ordem de 2 a 2,5 atm. O vapor tem que ser liberado gradativamente, a medida que o alimento vai cozinhando, executado pela válvula central de alívio situada no meio da tampa.

SEGURANÇA AO COZINHAR

O funcionamento perfeito da válvula central de alívio do vapor é fundamental para a segurança do processo, pois sua função é limitar a pressão interna do vapor. Se esta válvula de alívio não funcionar direito, a pressão irá aumentar acima do limite e aí tem que entrar em cena, a válvula de segurança, que também está situada na superfície da tampa. Se esta válvula de segurança estiver travada, ou montada de maneira invertida, ou mesmo não existir, o risco da panela explodir é muito grande.

COMO SABER SE A VÁLVULA DE ALÍVIO ESTÁ FUNCIONANDO CORRETAMENTE?

Se sua panela não estiver soltando pressão pela válvula circular central de alívio, isto pode indicar que ela esteja com algum entupimento e para resolver esse problema será necessário primeiro você desligar o fogo e retirar a panela do fogão. Coloque-a sobre a pia e retire a pressão de forma manual, utilizando um objeto tipo garfo, ou mesmo uma faca, levantando-a delicadamente para liberar a pressão. Após o retirar todo o vapor, desobstrua os furos de saída da válvula, limpando-os com um arame fino igual ao que usamos para desentupir as bocas do fogão. O furo de saída da tampa, que liga a parte interna da panela até a válvula de alívio, também deve ser limpo e desobstruído.

PARA QUE SERVE A VÁLVULA DE SEGURANÇA?

Como o nome já diz, ela é a segurança do sistema e nunca deve ser retirada da tampa. Se esta válvula for retirada da tampa e, inadvertidamente for montada ao contrário, o que é perfeitamente possível, será como se sua panela não tivesse válvula alguma. A válvula de segurança funciona tal e qual um fusível num circuito elétrico, ou seja, ela foi projetada e dimensionada para abrir em condições de extremo risco e liberar automaticamente a saída de vapor.

POR ISSO É IMPORTANTE SABER COMO USÁ-LA A FIM DE SE EVITAR ACIDENTES QUE PODEM SER MUITO GRAVES, MAS PARA ISSO BASTA SEGUIR ALGUMAS REGRAS BÁSICAS DE SEGURANÇA.

CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM A PANELA DE PRESSÃO:

1-SELO DO INMETRO É ESSENCIAL

A panela de pressão escolhida pelo consumidor precisa ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para comprovar que ela passou por testes de segurança antes de ser comercializada. Se não tiver esse selo, não compre.

2-COMO SABER O VOLUME QUE A PANELA SUPORTA?

O volume que a panela suporta também precisa ser levado em consideração na hora da compra. É preciso respeitar a quantidade que vai ser preparada dentro da panela de pressão, e existem tamanhos variados no mercado.

Dentro da panela costuma ter uma marca, com letras e/ou números, que deve ser respeitada na hora de inserir os ingredientes. Ela fica abaixo da altura do cabo — informação importante para as panelas mais usadas que podem ter perdido essa marcação.

3- EM QUAL BOCA DO FOGÃO COLOCAR A PANELA?

A quantidade de calor que vai ser aplicada na panela de pressão também exige cuidados. O fogo não pode "envolver" o fundo da panela. Ele precisa estar concentrado no centro do fundo.

"Se a panela tem 20 cm, o fogo não pode exceder 18 cm. O fogo nunca deve ultrapassar essa marca. Tem que haver uma distância de pelo menos 3 cm a 5 cm sem fogo, para que esse fogo não lateralize."

"Nunca deve deixar o fogo passar da lateral da panela. Desta forma o fogo fica concentrado, e sabemos que é uma quantidade correta de temperatura para que essa panela não exceda a pressão", completou o professor.

4-USO DE ESPONJA DE AÇO PARA LIMPEZA É ARRISCADO?

A limpeza faz parte de uma manutenção da panela, e é comum usar esponja de aço para tirar manchas com o passar do tempo. Porém a palha ou a esponja de aço é um material abrasivo que danifica o metal da panela de pressão.

"Esse metal, que geralmente é o alumínio, ele vai desbastando. Um indicador disso são as letras do fundo da panela. Se você já passou tanta palha de aço a ponto dessas letras não estarem bem legíveis ou terem desaparecido completamente, é um indício que essa panela de pressão deve ser substituída."

5-PODE TIRAR A PRESSÃO DEBAIXO DA TORNEIRA DA PIA?

Nunca se deve tirar a pressão da panela à força, colocando-a debaixo da torneira na pia.

"Não faça isso. Estamos num ambiente com pressão; uma atmosfera diferente do ambiente externo. Quando colocamos a panela de pressão e debaixo da água fria, provocamos choque térmico, acarretando contração e dilatação do material.

Voltar ao início

6-PANELA PAROU DE FAZER BARULHO DO NADA. E AGORA?

Sabe quando a panela começa a fazer o barulho de que "pegou pressão" e solta o ar pelo pino (válvula)? Esse é o comportamento normal dela. Se o barulho parar do nada, é preciso agir rápido.

"Se em determinado momento você perceber que aquele barulho diminuiu muito ou cessou, olha o fogo. Se o fogo ainda estiver aceso, a panela estava com pressão e parou repentinamente, desligue rapidamente o fogo se estiver perto e saia da cozinha. Se está afastado, longe e não dá tempo de chegar no fogo, avise as pessoas da cozinha, saia e desligue o gás para fora da cozinha", completou o professor.

DICAS DE SEGURANÇA

1-O risco de explosão da panela de pressão também é alto se pedaços de alimentos ficarem presos à válvula. Ela pode ficar entupida quando o utensílio abriga quantidades excessivas de água e comida. Por isso, nunca ultrapasse dois terços de sua capacidade total.

2-Nunca use a panela de pressão para preparar frituras por imersão. O óleo quente pode danificar as peças de borracha e aumentar os riscos de acidente.

3-Nunca abra a panela de pressão se notar vapor saindo pela válvula. O maior e mais perigoso erro no uso da panela de pressão é tirar a tampa quando ainda há pressão dentro do utensílio.

4-Os cuidados com a panela de pressão continuam com sua higienização adequada. Ao lavar o utensílio, certifique-se que não há restos de alimento nos buraquinhos da válvula e retire a borracha de vedação da tampa para que ela seja limpa separadamente.

5- É muito importante também checar borracha de vedação da panela de pressão. Na hora de lavar, procure por frestas ou áreas amassadas na tampa, elas podem fazer com que o vapor escape. Na montagem da borracha verifique sempre se ela está montada corretamente. Depois do uso, limpe bem a panela. A tampa e a borracha de vedação devem ser lavadas à parte. Troque a borracha de vedação a cada três meses. Com o uso, ela vai perdendo a elasticidade e sua função de vedar a panela fica comprometida. Observe também sempre a data de validade de sua borracha e se apresentar rachaduras ou sinais de ressecamento ela deve ser trocada. Fonte: g1 Campinas e Região - 10/03/2023

 Vídeo:

Essa experiência foi realizada na Escola Waldorf em Bauru no dia 07 de maio de 2009. O Objetivo dessa experiência é explicar os fenômenos de física (termologia) relacionados à panela de pressão bem como do perigo que a explosão de uma panela de pressão apresenta

Marcadores:

posted by ACCA@4:57 PM