Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, novembro 19, 2022

INCÊNDIO DE GRANDE PORTE PROVOCA EXPLOSÕES E ESPALHA FUMAÇA TÓXICA EM MG


Um incêndio destruiu parte de um galpão de produtos químicos da empresa Dissolminas, provocando uma série de explosões e espalhou fumaça tóxica no bairro Cinco, em Contagem (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo iniciou por volta das 8h30, de terça-feira, (11/10).

No local havia três grandes tanques com material inflamável. De acordo com os bombeiros, o conteúdo dos reservatórios era de 15 mil litros de álcool, 10 mil de tolueno e 10 mil de thinner. Além disso, os bombeiros encontraram uma bombona com mil litros de álcool e várias caixas de thinner com latas de 900 ml já embaladas.

INÍCIO DO INCÊNDIO: A princípio, o incêndio teve início em um dos tanques, ponto em que começa a produção do solvente.  


CORPO DE BOMBEIROS: De acordo com o Corpo de Bombeiros, sete viaturas deslocaram para local. Foram usados 80 mil litros de água e 1.000 litros de espuma para combater o fogo. Cerca de 40 militares e 14 viaturas atuaram no combate em conjunto com a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Defesa Civil.  Neste momento, está sendo feito o processo de resfriamento.

VÍTIMAS: Dezoito funcionários estavam no local e ninguém se feriu.

CAUSA DO INCÊNDIO: Ainda não se sabe qual seria a causa do incêndio.


O QUE DIZ A EMPRESA: Segundo a direção da empresa, esse foi o primeiro incêndio em 60 anos de funcionamento.

"A gente ainda não sabe o que levou (ao incêndio). A equipe estava começando o trabalho da manhã com todos os processos de segurança, fizemos recentemente o treino de brigada de incêndio. A equipe da brigada foi para lá imediatamente. Do que a gente tinha conseguido conter, na sequência, veio um segundo estouro e começou a subir labaredas de fogo e nós optamos por salvar as vidas. Saímos todos da fábrica e começamos a pedir socorro ao Corpo de Bombeiros", explicou a gerente da empresa, Nádia Furlani.

LICENÇA AMBIENTAL: Segundo o  assessor técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Contagem, Eduardo Eustáquio de Morais, informou que a licença ambiental da empresa venceu em 2019.

"A empresa obteve a licença ambiental em 2015 e teve o seu vencimento em 2019. Ela encontra-se em situação irregular em relação à licença ambiental mesmo tendo solicitado a sua renovação, que está em análise. Estamos aguardando informações complementares, mais análise da documentação apresentada para a renovação da licença. Um dos documentos mais importantes para a concessão desta licença é justamente renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros", explicou.Fonte: UOL, em São Paulo-11/10/2022 ; g1 Minas e TV Globo — Belo Horizonte - 11/10/2022

Marcadores: ,

posted by ACCA@6:39 PM