Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, agosto 06, 2021

EXPLOSÃO ATINGE FÁBRICA DE CERÂMICA EM LIMEIRA (SP)

 Uma explosão atingiu a fábrica de Cerâmica Unigrês  instalada na cidade de Limeira (SP) na noite de  sábado (13 de fevereiro de 2021).  Segundo funcionários da fábrica, o fogo começou por volta
das 21h, e teve início em uma área externa da cerâmica.  Segundo o gerente da fábrica  disse que o fogo iniciou em um dos tanques que abastecem os fornos  e, assim que  foi detectado, a saída de gás para os outros dois tanques foi fechada e os funcionários evacuaram a fábrica. No momento da segunda explosão, muito maior, não havia mais funcionários no local. 

BOLA DE FOGO ASSUSTOU MORADORES: 

Os barulhos foram ouvidos nas cidades vizinhas e assustaram os moradores das redondezas. Uma bola de fogo subiu na segunda explosão e gerou efeito de choque.

CORPO DE BOMBEIROS

Como não era possível se aproximar, devido a explosões ocorridas, inicialmente a equipe realizou isolamento do local e confinamento do fogo, para que não  atingisse o segundo galpão.

A corporação utilizou na ação 18 bombeiros e sete viaturas.  Por volta da meia-noite era realizado trabalho de rescaldo..

FALTA DE LICENÇA AMBIENTAL

A indústria acumula duas advertências e cinco multas por falta de licença ambiental

Segundo a Cetesb, também foram negadas duas solicitações de regularização por não terem sido atendidas exigências técnicas. Empresa contesta autuações e diz que tem trabalhado "incessantemente" para atender exigências da companhia ambiental.

De acordo com o órgão, as multas emitidas somam R$ 189.193,00. "Foram emitidos também dois pareceres negados às solicitações de regularização, em razão do não atendimento às exigências técnicas estabelecidas pela Cetesb", acrescentou.

A companhia acrescentou que a empresa não atendia as seguintes exigências; controle da emissão de material particulado (poeiras), como a pavimentação de pátios, fechamento de galpões para armazenamento de argila, fechamento de esteiras de transporte de argila e operação adequada de equipamentos para controle da emissão de material particulado das operações de beneficiamento e prensagem da argila.

Também, não atendia à exigência de tratamento dos gases emitidos pelo forno, para remoção de fluoretos, e do adequado armazenamento dos resíduos sólidos.


RESÍDUOS EM DECORRÊNCIA  DA EXPLOSÃO E INCÊNDIO

Na manhã de segunda-feira (15), os técnicos da Agência Ambiental da Cetesb de Limeira realizou inspeção na empresa  com objetivo de verificar se havia problemas ambientais gerados em decorrência do incêndio e explosões. "O que verificamos foram resíduos gerados pelo incêndio, que a empresa deverá dar destino adequado", informou.

DANOS MATERIAIS: Os reservatórios de gás que abastecem a cerâmica  e  o telhado da fábrica foram destruídos.

VÍTIMAS: Não houve


INTERRUPÇÃO DE GÁS E ENERGIA NA REGIÃO

Os funcionários das empresas de gás e de energia elétrica,  trabalharam para restabelecer o serviço na região.

A concessionária Elektro, responsável pela rede elétrica, informou que houve apenas uma "perturbação momentânea (tempo menor que 3 minutos) da rede primária".

"Enviamos nossa equipe para efetuar uma inspeção na rede primária a fim de verificar se houve algum dano ou se havia alguma situação de risco devido ao incêndio, porém o incêndio foi na parte interna da cerâmica não causando nenhum outro impacto na rede Elektro", acrescentou.

DEFESA CIVIL INTERDITOU A FÁBRICA

A Defesa Civil interditou no  domingo (14) a fábrica de cerâmica. De acordo com o órgão, a interdição foi necessária devido ao risco de colapso da estrutura e a empresa não tem o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

INTERDIÇÃO POR FALTA DE AVCB

De acordo com a Defesa Civil, a interdição foi necessária devido ao risco de colapso da estrutura e porque a empresa não tem o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O gerente  afirmou que a fábrica estava em processo de renovação do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e  já tinha realizado orçamento  e estava com "todos os trâmites prontos" para a regularização.

LAUDO PERICIAL:  A empresa aguarda o laudo pericial.

Fontes: EPTV e G1 Piracicaba e região-15/02/2021 ; Folha de São Paulo - 14.fev.2021; EPTV e G1 Piracicaba e região-14/02/2021; EPTV e G1 Piracicaba e região-13/02/2021  

 

 


 


 

Marcadores: ,

posted by ACCA@4:09 PM