Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, outubro 11, 2008

Explosão de tambor com líquido inflamável



Um operário trabalhando para uma companhia de impermeabilizante para concreto foi morto, quando um tambor de 200 litros vazio de impermeabilizante selador explodiu e envolveu-o em chamas. Acredita-se que o operário estava tentando cortar o tambor vazio aberto com uma serra de corte momento antes da explosão.
O operário queimou-se totalmente. O impermeabilizante selador contém em peso 80% de etanol e metanol. É usado como tratamento para superfícies de concreto, com repelente de água. No dia da explosão, a empresa reparava uma garagem do estacionamento.

Em um outro incidente, há mais de 10 anos, utilizando o mesmo produto, um operário de uma companhia de pavimentação de estrada cortava as tampas de um tambor de 200 litros, pois o tambor podia ser usado. Ele usava um maçarico ou um soldador elétrico para cortar as tampas. Presumia que o procedimento era seguro, pois viraram o tambor e deixaram por vários dias escoar o resíduo do líquido inflamável, e então viraram na posição normal e encheram com água e deixaram permanecer por mais cinco dias antes de qualquer corte.
Neste segundo incidente, o tambor não estava totalmente aberto para o corte. Entretanto, estava colocado ao lado de um outro tambor que estava sendo cortado quando uma faísca voou de um tambor para o outro. O tambor explodiu e o operário morreu em 24 horas. Sofreu queimadura de terceiro grau em 80% de seu corpo.

Em ambos os casos, os combustíveis para a explosão foram os vapores de etanol e metanol no interior dos tambores, que acreditavam que os tambores estavam vazios ou quase vazios.

Esvazia o tambor, mas o vapor residual de uma pequena quantidade de líquido é apenas suficiente preencher o tambor com uma mistura explosiva de ar e de vapores inflamáveis. Conseqüentemente, os tambores quase-vazios podem ser significativamente muito mais perigosos do que os tambores que estão cheios. Em geral o trabalhador supõe que o risco de um tambor quase-vazio é inferior do que um tambor cheio.

Porque o risco real “está oculto”, é essencial que os tambores de líquidos inflamáveis advertem com “destaque” o alto risco de explosão de um tambor parcialmente vazio.

Os avisos adicionais em relação ao corte ou soldagem são necessários, assim como instruções para evitar todas as fontes de ignição e manter o tambor fechado completamente. Quanto ao treinamento de empregado sobre os riscos de tambores quase-vazios podem ser úteis, todos tambores usados, frequentemente, podem encontrar-se em mãos de empregados não treinados ou de terceiros.
Isto reforça a necessidade para etiquetagem adequada e chamativa, isso vai além dos avisos usuais para líquido inflamável.
Em geral, a pessoa leiga não treinada acredita intuitivamente que menos liquido inflamável significa menos risco, quando o oposto é verdadeiro.

Este caso envolveu as seguintes normas e recomendações;
■ Comunicação de Riscos
■ Norma de líquidos inflamáveis
■ Fatores humanos – treinamento
■ Manual de Produtos Químicos
■ Etiqueta de aviso de perigo

Finalidade da Comunicação de Riscos
■ Identificação dos riscos
■ Procedimentos de segurança para trabalhar com produtos químicos
■ Procedimentos de comunicação de riscos
■ A Importância das Etiquetas de Identificação /Etiqueta de alerta
■ Equipamentos de Proteção Individual
■ Reação a uma Emergência
■ Riscos Químicos e Como Controlá-los
■ MSDS – Manual de Produtos Químicos – FISPQ – Ficha de Segurança de Produtos Químicos

Fonte: Chemmax Inc.

Video
Observa-se a capacidade de propagação de explosão e incêndio de tambores de líquidos inflamáveis em fábricas e armazenagens. Demonstração de explosão de um tambor de 166 litros contendo óleo





Comentário:
Histórico de explosões de tambores/tanques com líquidos inflamáveis

Explosão de tambor
O acidente aconteceu por volta das 21 h 45 de sexta-feira, 24 de março de 2000, na empresa Tuiuti Metais Nobre , que fica na rua Tuiuti, 4.409, no bairro Cubatão, Joinville.
Conforme boletim de ocorrência registrado no 3º Distrito Policial, pela auxiliar de escritório da empresa, Cátia Andrea da Silva, o funcionário Osmar Muller estava manuseando um maçarico para abrir um tambor de óleo queimado, quando a tampa desprendeu bruscamente e acertou a cabeça dele. Em estado grave, a vítima foi conduzida ao pronto-socorro do Hospital São José, onde morreu.

Tambor explode em Palotina
Em 06 de setembro de 2004, na cidade de Palotina, Paraná, de acordo com as informações apuradas pela polícia, o metalúrgico Ademir Junior efetuava o corte de um tambor de solvente, de metal, utilizando-se de uma lixadeira. Acredita-se que as fagulhas unidas ao vapor formado no interior do tambor de solvente, provocaram uma explosão. A tampa do tambor desprendeu-se e atingiu a cabeça do metalúrgico, matando-o na hora. O corpo foi recolhido ao IML de Toledo.

Explosão de tanque mata soldador em Paulínia
A explosão ocorreu quando o funcionário Uneir Luciano, fazia a solda de um tanque de combustível usado por caminhões e com capacidade para 30 mil litros, na quarta-feira, 06 de agosto de 2003, na Oficina Faria & Faria, no Km 124,5 da Rodovia SP-332, estrada que liga Campinas a Paulínia.
Vítimas:
O corpo da vítima foi lançado a cerca de 50 metros de distância da oficina, conforme o relato dos GMs (guardas municipais) de Paulínia . Um outro soldador que estava próximo do tanque também ficou ferido com o impacto da explosão.
O soldador Uneir Luciano morreu no local e o outro funcionário do estabelecimento, José Raimundo de Souza Filho, ficou ferido e foi internado no Hospital Municipal de Paulínia.

Tanque explode em indústria
Em 01 de fevereiro de 1988, uma explosão ocorreu na empresa K.C do Brasil, Mogi das Cruzes, quando dois empregados subiram no tanque de óleo combustível para realizar serviços de manutenção e acenderam um maçarico de solda. Após a explosão começou um grande incêndio que se espalhou com facilidade devido à existência de 45.000 l de óleo dentro do reservatório que alimenta uma caldeira. O tanque desabou espalhando óleo por toda a área.
Vítimas: 04 operários mortos e 01 ferido

Empregado ferido com a explosão de um tambor
Aproximadamente às 6 h 45min, 16 de novembro de 1992, uma explosão ocorreu na empresa Ditty Containers. A empresa recicla tambores de 200 l. Fazia cinco meses que o empregado trabalhava na empresa. No dia do acidente, o empregado executava sua atribuição normal de serviço de separação dos tambores sujos dos limpos. Para realizar este tipo serviço, o empregado tinha de verificar o interior de cada tambor com o uso de uma ponta de luz provisória. Como ele colocou a luz no interior de um tambor que continha resíduo de acetona, uma explosão ocorreu. O empregado foi hospitalizado com queimaduras.
Penalidade
A empresa cometeu violação de acordo com as normas da OSHA, por permitir uma fonte da ignição no interior do cilindro. Outras violações foram observadas e a empresa foi notificada para aquelas violações gerais. A OSHA multou a empresa no valor de US$ 17.200,00.
Obs: A empresa reconhecendo a responsabilidade das infrações aplicadas, o empregado poderá acionar a empresa civilmente, com prova de responsabilidade da empresa. (violações reconhecidas).

Explosão fere metalúrgico
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 9 h 10 min, 12 de agosto de 2001, na metalúrgica Geraldi, localizada na avenida Alexandre Rasgulaef, 5261, Maringá, Paraná.
Utilizando uma serra elétrica, Marcos Paulo cortava um tambor com resíduos de thinner quando aconteceu uma forte explosão seguida de incêndio. As chamas atingiram a roupa do metalúrgico e, principalmente, seu rosto, tórax, pernas e braços. Outros funcionários conseguiram debelar o fogo e pediram ajuda ao Corpo de Bombeiros.
Uma equipe do Siate esteve no local e classificou os ferimentos do funcionário como “Código 3”(grave) e foi levado às pressas para o Hospital Santa Rita e internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Marcadores:

posted by ACCA@6:37 PM