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quinta-feira, outubro 30, 2008

Caminhão com fertilizante explode na Romênia


Na madrugada de domingo, 24 de maio de 2004, um caminhão tombou, pegou fogo e explodiu, logo que a polícia e os bombeiros chegaram ao local em Mihailesti, aproximadamente 70 km de Bucareste, Romênia
Foto – Jurnalul National – Romania
Tipo de fertilizante
O caminhão transportava 20 t de nitrato de amônio.

Cenário da tragédia
De acordo com o ministro do interior, Toma Zahria, aproximadamente às 5 h da manhã, um caminhão que transportava nitrato de amônio tombou numa valeta lateral da estrada internacional no 85, iniciando o incêndio. O motorista chamou os bombeiros e em aproximadamente às 5 h 50 min, enquanto a equipe de bombeiros estava preparando o equipamento de extinção de incêndio, a carga do caminhão explodiu violentamente. Cinco bombeiros, dois jornalistas e outras oito pessoas que vieram para ajudar no resgate ou estavam nos seus veículos parados na estrada, morreram imediatamente, incluindo o chefe da polícia local e do comandante dos bombeiros.

Cratera na estrada
A explosão criou uma cratera de 40 m de largura e 10 m de profundidade, obstruindo a estrada.

Cenas de pesadelo

Foto - Jurnalul National - cratera de 40 m de largura e 10 m de profundidade.

A explosão podia ser ouvida em Buzau, cidade distante 35 km do local do acidente, repórteres locais disseram. Os moradores disseram que o céu virou vermelho após a explosão, e uma nuvem de fumaça poderia ser vista distante 15 km .
A explosão violenta destruiu as janelas de 16 residências e uma torre de transmissão de energia que interrompeu o fornecimento de energia de vários vilarejos na região. A localidade de Mihailesti ficou isolada e os moradores estavam chocados pelas cenas de pesadelo que viram. "Eu estava a quase 200 m de distante da cena da explosão e apesar disto, uma chuva do metal veio em minha direção, quando um ruído ensurdecedor foi ouvido," disse o motorista Mana Aurel, que estava no local. "Eu tentei chegar mais perto do local da explosão e eu ouvi pessoas gritando por ajuda. Eu vi corpos despedaçados," o motorista disse. "Cenas de pesadelo," disse um policial que interveio depois da explosão.

Vitimas

Dois jornalistas perderam suas vidas na explosão, enquanto eles filmavam o acidente. Pedaços de corpos estavam espalhados no local do acidente e o numero de vitimas foi extremamente elevado entre policias e bombeiros. Dos primeiros bombeiros (12) que chegaram ao local , somente um não foi ferido. Seis deles morreram na explosão, 4 foram feridos e um deles estava desaparecido e a possibilidade de encontrá-lo vivo é muito remoto.

Balanço total de vítimas
18 pessoas morreram

A empresa não tinha licença para o transporte de substancias perigosas
A empresa responsável pelo caminhão não tinha licença para o transporte de substâncias perigosas e assim como o motorista, somente para mercadorias em geral. Não estavam de fato, autorizado para circular com fretes perigosos, e o motorista não foi treinado para isto, disse Mihai Doldur, diretor da autoridade de transporte romeno de estrada (ARR), disse.

Hipóteses sob o motivo do acidente
A equipe que investiga a causa da explosão está levando em consideração diversas hipóteses. Entre elas;
■ A explosão de um pneu ou o motorista cansado, que é um dos fatores para ter adormecido e a perda do controle da direção do caminhão, que tombou. O prefeito de Buzau, Íon Vasile, diz que é possível que o motorista adormeceu enquanto dirigia e o caminhão atingiu a valeta no lado da estrada com um dos pneus.
■ Os bombeiros não excluem a possibilidade que os pneus pegaram fogo, de modo que o nitrato de amônio aqueceu rapidamente e explodiu. Esta hipótese é baseada na observação de algumas pessoas, que ouviram uma pequena explosão antes da grande. .

Controvérsias na atuação dos bombeiros e da policia
■ O comandante da policia civil, general Viorel Nemes, disse que os bombeiros agiram corretamente, tentando resfriar o nitrato de amônio que tem, entretanto, temperatura de fusão extremamente baixa. Entretanto, o general Nemes não exclui a hipótese que os bombeiros desconheciam a natureza da substância encontrada no caminhão. "Os bombeiros intervieram com água para resfriar o nitrato de amônio e para extinguir o incêndio, como se prevê em tais situações," disse Nemes.

■ A área onde o caminhão carregado com nitrato de amônio tombou inicialmente, não foi isolada imediatamente pela polícia, que deveria ter interditado o acesso para outras pessoas e veículos. Também o erro dos bombeiros que tentaram extinguir o fogo que se propagou por todo o caminhão tombado, com água, conseqüentemente acelerando, de acordo com os especialistas, a explosão. Se levarmos em conta o fato que 1 quilograma. de nitrato de amônio tem um poder de explosão igual a 100 gramas de TNT, um cálculo simples mostra-nos que 20 t de nitrato de amônio transportado pelo caminhão desencadeou uma explosão equivalente a 2 t de TNT que é poderosa suficiente para destruir totalmente um vilarejo.

Hipóteses preliminares da causa do incidente
O promotor geral da Romênia, Ilie Botos,diz que as investigações preliminares indicam duas hipóteses relacionadas à ocorrência do acidente;
■ De acordo com o primeiro, o lado direito do caminhão teria caído na valeta, inclinando o veículo a 45o , o tanque de combustível foi arrastando no solo e o caminhão continuava a movimentar-se em direção a cabeceira da ponte e quebrando o tanque no impacto. Um curto-circuito na bateria do caminhão causou fogo na tampa plástica da bateria e posteriormente sobre o óleo diesel que vazou do tanque, preparando a explosão.
■ A segunda hipótese tem-no que uma fonte de calor proveniente da cabine do motorista gerou fogo no óleo diesel, que geralmente queima a 70o C.

Resultado preliminar do inquérito
O promotor geral da Romênia Ilie Botos, divulgou ao publico as primeiras hipóteses no inquérito no caso da explosão em Mihailesti, e as conclusões sobre as causas e o culpado são aguardadas para o fim do ano.

As hipóteses;
■ O primeiro indício aponta para o curto-circuito que gerou fogo, seguindo o impacto entre o veículo e o solo.
■ A opinião compartilhada por investigadores é que o motorista adormeceu enquanto dirigia , perdeu o controle da direção, o veículo colidiu com a cabeceira da ponte, tombou e nesse momento ocorreu o curto circuito. As declarações feitas por uma testemunha, que conversou com o motorista e chamou os bombeiros , e que avisou na natureza da substância que está sendo transportada, revelou que o motorista tentou apagar o fogo com um extintor, mas o fogo foi mantido pelo curto‑circuito. "O circuito elétrico deveria ter sido desconectado. O motorista foi displicente completamente para uma pessoa que estava ciente o que transportava," promotor geral disse. A explosão foi produzida pelo vazamento do óleo diesel do tanque de combustível, que entrou em contato com o nitrato de amônio.

Falha na gestão de segurança da fornecedora do nitrato de amônio e da transportadora
O promotor geral disse também;
■ que o fabricante deveria ter colocado etiquetas no produto transportado, advertindo o perigo do fogo e da explosão,
■ a existência de uma política de segurança deveria ter avisado o motorista e
■ uma ordem de segurança do produto deveria ter sido emitidos na entrega.

Investigação preliminar provou que a empresa de transporte não tinha licença para transportar substância perigosa, e era licenciada somente para o transporte geral dos produtos.

O promotor geral ordenou uma investigação geral em Doljchim, na indústria em que a substância transportada foi produzida, assim como os seus fornecedores.

Corpo de bombeiros e Polícia
Os principais problemas apontados no inquérito preliminar;
■ As investigações provaram que os bombeiros prepararam dois tanques de água para inundar o veículo, porque em contato com água o nitrato de amônio é neutralizado. Os bombeiros foram incapazes de analisar as condições reais no campo e tomar as medidas necessárias.
■ Era impossível para os polícias isolar a área e interromper o tráfego, contudo sem sua intervenção o número de vítimas seria muito mais elevado. Havia ainda a possibilidade para algumas pessoas salvar suas vidas.

A investigação de Mihailesti foi feita por uma equipe de 8 promotores, chefiado por Ilie Botos, que em conjunto com a policia e especialistas em substâncias químicas e explosivas reconstruíram as circunstâncias do acidente em que 18 pessoas perderam suas vidas.


Fontes: Jurnalul National-Romania, Romania Post, NineoClock –Romania, BBC News , 24- 05-2004/01-06-2004
Foto – Jurnalul National – Romania – 05/25/2004 – últimos 27 segundos do cinegrafista – Ele morreu no momento da explosão. Ele foi uma das 18 vítimas fatais da explosão









Comentário
O comentário do jornal da Romênia, reflete muito bem o que acontece também no Brasil. "Quem será responsabilizado pelo acidente?" “Por que aconteceu esta catástrofe?" "Poderia a tragédia ser evitada?"

A tragédia, em que 18 pessoas morreram, tiveram que acontecer, para fazer-nos compreender mais uma vez como as pequenas regras são observadas na Romênia em determinados casos, embora elas praticamente existam no papel (formalidade).

Desta vez referimos aos regulamentos relativos ao transporte de substancias perigosas, que manipulados sem os cuidados necessários, podem transformar-se em autenticas bombas, provocando calamidades com conseqüências muito duras para reparar, com perdas de vidas humanas e prejuízos matérias importantes, como aconteceram em Mihailesti.

"Quem será responsabilizado pelo acidente?" “Por que aconteceu esta catástrofe?" "Poderia a tragédia ser evitada?" Estes são apenas algumas das perguntas insistentemente indagadas agora, quando a situação na cena do acidente retorna gradualmente ao normal, embora o trauma causado as pessoas e as famílias das vítimas podem nunca ser aliviadas.

As primeiras conclusões da investigação preparada pelos fóruns competentes e as indagações realizadas pelos meios de comunicações apontaram para uma cadeia de erros humanos, ou melhor dizendo, “responsabilidades criminais” que causaram a explosão fatal, obrigando os moradores de um vilarejo acordarem de manhã mais cedo, numa atmosfera apocalíptica, acompanhada por um ruído infernal; janelas quebradas, telhados destruídos e labaredas voando em direção ao céu.

As realidades que emergiram à superfície simultaneamente com as investigações iniciais, de acordo com que a empresa proprietária do caminhão que explodiu, não possuía nenhuma autorização para o transporte de substâncias perigosas, nenhuma etiqueta estava fixada no caminhão advertindo sobre o conteúdo perigoso, o motorista não recebeu treinamento adequado para este tipo de transporte e também não foi acompanhado por um outro motorista (substituto), apenas demonstra como alguns empregadores irresponsáveis que pensam somente enriquecer-se.

À sorte , se pudermos falar sobre à sorte sob tais circunstâncias, é o fato que o acidente ocorreu distante do vilarejo, logo de manhã, quando as pessoas estavam ainda adormecidas e o tráfego não era muito intenso. Conseqüentemente uma grande tragédia envolvendo talvez centenas ou milhares de vítimas e prejuízo material elevado foi evitada. Obviamente, é difícil imaginar que a resposta para a questão "qual seria o balanço das vítimas caso ocorresse uma catástrofe no horário de pico, em um vilarejo, na vizinhança de uma escola ou de um hospital?".

Usado de maneira construtiva, principalmente na agricultura (fertilizante) e nas atividades de minas, o nitrato de amônio transforma-se entretanto uma arma perigosa quando manipulado com imprudência como aconteceu em Mihailesti ou na Coréia do Norte recentemente (explosão de um trem com nitrato de amônio).

As investigações nas causas do acidente de Mihailesti continuam simultaneamente com os esforços das autoridades para que o local do acidente volte à normalidade, embora todo o habitante deste vilarejo que presenciou tal infortúnio possa perguntar qual é o significado da palavra normalidade depois que testemunhou o inferno.

Por outro lado, o balanço triste com que esta tragédia terminou, a coisa a mais importante é extrair dela as lições necessárias para poder evitar tais catástrofes no futuro. Entretanto, até esse momento, uma pergunta é sempre colocada de modo mais incisiva: "Quem pagará por tudo isto?"

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posted by ACCA@1:15 AM