Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, novembro 11, 2007

Raio queimou casa em Santa Maria

Em 31 de outubro de 2007, por volta das 16h, quando os primeiros pingos de chuva caíram na Vila Maringá, um raio atingiu uma casa de madeira, na Rua Hilda Conceição Berleze, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Perda total da casa
A residência incendiou e não sobrou nada no local. Por pouco, uma casa vizinha não foi atingida.

A casa estava vazia
O acidente só não virou uma tragédia porque a dona da casa, Neli da Silva Maciel e a filha haviam saído e o local estava vazio. Quando retornaram, elas descobriram que tudo o que tinham estava destruído.

Testemunha – Foi como uma explosão
Um dos vizinhos da vítima, Edson Luiz Sandoval Rodrigues, tinha acabado de sair no portão para chamar as filhas quando o raio caiu no telhado da casa de Neli. O homem disse que o estrondo foi tão grande, como se fosse uma explosão, ele correu para dentro de casa.

Corpo de Bombeiros
Os bombeiros deslocaram três equipes ao local para conter o incêndio.

Fonte: Diário de Santa Maria - 01 de novembro de 2007

Comentário
Em 2007, 17 pessoas já morreram atingidas por raios no Brasil, sendo 7 delas em São Paulo, o estado com maior número de fatalidades.

Numa fração de segundo, um raio pode produzir uma carga de energia cujos parâmetros chegam a atingir valores tão altos quanto: 125 milhões de volts, 200 mil ampères, 25 mil graus centígrados.

Embora nem sempre sejam alcançados tais valores, mesmo um raio menos potente ainda tem energia suficiente para matar, ferir, incendiar, quebrar estruturas, derrubar árvores e abrir buracos ou valas no chão.

Ao redor da Terra caem cerca de 100 raios por segundo. No Brasil, nas regiões Sudeste e Sul, a incidência é de 25 milhões de raios anualmente, sendo a maior quantidade, no período de dezembro a março, que corresponde à época das chuvas de verão.

Vítimas
Embora não haja estatísticas disponíveis para o Brasil, centenas de pessoas a cada ano são atingidas por raios. Muitas morrem, outras sofrem traumatismos e queimaduras. A maioria das vítimas é atingida ao ar livre, embaixo de árvores ou na água. No Brasil, há inúmeros relatos de vítimas de raios, atingidas enquanto jogavam futebol ou estavam na praia durante uma tempestade de verão.

Ao atingir uma pessoa, o raio pode causar sérias queimaduras e outros danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo, através do aquecimento e uma variedade de reações eletroquímicas. A chance de sobreviver é de apenas 2%. As pessoas também podem ser atingidas por correntes elétricas que se propagam no solo, a partir do ponto que o raio atingiu. São as chamadas descargas laterais.

Danos materiais
Além de vítimas, os raios destroem bens materiais correspondentes a prejuízos de muitos milhões de reais todos os anos com incêndios florestais ou em lavouras; incêndios ou destruição de prédios ou pontes; danos graves em veículos; interrupções da energia elétrica pela destruição de torres e linhas de abastecimento, explosões de tanques de combustíveis/inflamáveis e interrupção do funcionamento de equipamento em aeroporto, etc.

Prejuízos econômicos
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (que estuda os raios através Grupo de Eletricidade Atmosférica – ELAT) o fenômeno causa prejuízos de US$ 200 milhões ao Brasil. Os raios afetam as linhas de transmissão de energia, de telefonia, as indústrias; causa incêndios florestais e mata pessoas e animais.

posted by ACCA@3:57 PM