Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, outubro 28, 2007

Trabalhador perde a mão

A mão é um dos principais instrumentos de trabalho do profissional. Perdê-la significa não só um grande trauma físico e psicológico como o fim inesperado da força de trabalho do empregado.

Porém, apesar da relevância, mais de um terço (34,2%) de todos os acidentes ocupacionais notificados no Brasil atinge as mãos, segundo as últimas estatísticas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Quase 10% deles são considerados traumáticos.


Foto – Mostra um equipamento de grande porte, com acesso livre nas partes móveis , sem nenhuma grade proteção e aviso de risco de acidente com equipamento em funcionamento.

Em 2004, 7.405 trabalhadores tiveram uma ou ambas as mãos amputadas; outros 2.378 sofreram lesão por esmagamento. Naquele ano, os acidentes mais comuns foram os ferimentos do punho e da mão (14%), as fraturas (7%) e os traumatismos (5,2%).

Os acidentes de trabalho envolvendo as mãos têm chamado a atenção pelos índices elevados. Nos dados oficiais, eles envolvem desde os traumáticos até aqueles denominados ferimentos menores e doenças ocupacionais.

Comentário:
Ao efetuar qualquer serviço de manutenção mecânica ou elétrica devemos sempre, primeiramente, parar a máquina e desligar a chave geral, a fim de garantir que nenhum outro funcionário ligará a máquina ou deixando a máquina/equipamento parado, porém energizado ou ligado, acarretando algum acidente.
No caso em questão, hipoteticamente podemos simular o cenário;
■ O equipamento não tinha proteção para limitar o acesso as partes móveis, com telas ou grades, lacradas com cadeado. A chave do cadeado deve estar com responsável pela operação do equipamento
■ Falta de treinamento do trabalhador, para certificar de que todas as situações de riscos de acidentes foram analisadas e eliminadas.
O que diz a norma:
1 - As máquinas e os equipamentos devem ter suas transmissões de força enclausuradas dentro de sua estrutura ou devidamente isoladas pôr anteparos adequados.
2 - Os materiais a serem empregados nos protetores devem ser suficientemente resistentes, de forma a oferecer proteção efetiva.
3 - Os protetores devem permanecer fixados, firmemente, à máquina, ao equipamento, piso ou a qualquer outra parte fixa, por meio de dispositivos que, em caso de necessidade, permitam sua retirada e recolocação imediatas.
4 - Os protetores removíveis só podem ser retirados para execução de limpeza, lubrificação, reparo e ajuste, ao fim das quais devem ser, obrigatoriamente, recolocados.

Também é importante colocar um aviso no equipamento, alertando, que o acesso ao local só é permitido com a máquina desligada. Risco de Acidente

posted by ACCA@3:43 PM