Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, outubro 19, 2007

Morando com o perigo da rede elétrica

O joão-de-barro (Furnarius rufus) é um dos pássaros mais populares das regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. É muito comum em paisagens abertas, como campos, pastagens, ao longo de rodovias e jardins. Caminha pelo chão, em busca de insetos, canta em dueto e vive, geralmente, em casais.

Local do ninho
E é junto que o casal constrói seu ninho, em formato de forno de barro, que pode ser facilmente identificado no alto de postes e árvores em regiões urbanas e campestres.


Risco no Poste de energia
É freqüente, durante a construção do ninho, um dos pássaros limpar o bico nos isoladores instalados nas cruzetas dos postes, o que provoca a morte do pássaro e o desligamento da rede de energia elétrica.

Interferência no sistema elétrico
No ano 2000, 12% dos desligamentos de energia ocorridos no Estado de Santa Catarina, foram resultado deste conflito.


Redução do problema
Para reduzir ao máximo a interferência sobre hábitos do joão-de-barro, a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) implantou nos postes de sua rede 190.000 afastadores de pássaros, que são pequenos dispositivos de fibra de vidro que dificultam a construção de ninhos junto aos isoladores e reduziram drasticamente o número de desligamentos de energia.

Estudo sobre o problema
O estudo foi realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2002 em áreas rurais do Estado de Santa Catarina .
Para o censo foram utilizados dois automóveis que percorreram, com velocidade média de 40 km/h, várias estradas das regiões rurais, acompanhando as redes de alta tensão instaladas.

Durante os trabalhos de campo, foi verificado que os ninhos são construídos, preferencialmente, sobre a trave superior (cruzeta) dos postes trifásicos, sobre o topo dos postes monofásicos ou mesmo sobre os transformadores e isoladores de porcelana, causando riscos de descarga elétrica, via corpo do pássaro.

O risco é eminente para ninhos distanciados a menos de 26 cm da fase viva e alto para ninhos situados a menos de 19 cm, quando chegam a ser construídos encostados nos isoladores de porcelana, diminuindo o poder de isolamento do sistema, e acarretando em curtos‑circuitos, sobretudo em dias de chuva.

Foram percorridos ao todo 234,5 km de estradas e analisados 2.234 postes, o que equivale a 14 % dos postes de redes de alta tensão instalados nas regiões estudadas. Desse total, 1.368 postes continham ninhos em alguma parte de sua estrutura, o que correspondeu a 61,2% dos postes analisados. Nas 2.234 estruturas trifásicas analisadas foram contados 1.546 ninhos entre novos e antigos, em vários estágios de construção. Foram registradas estruturas contendo entre 1 e 6 ninhos.

Invenção do afastador
O afastador é uma invenção da Força e Luz Coronel Vivida Ltda (Forcel), concessionária de energia elétrica localizada no sudoeste do Paraná. O "afastador de João-de-barro", uma peça desenvolvida por engenheiros da própria empresa e fabricada a custos muito baixo, reduziu consideravelmente seus gastos com manutenção e reparos de emergência.
A invenção é feita em fibra de vidro, mede apenas 30 centímetros, tem design simples e utilitário e é construída em dois tamanhos (simples e duplo). Instalada próxima aos isoladores, ela obriga o pássaro a afastar a construção de seu ninho das linhas de transmissão e reduziu em 20% o desligamento de energia. A idéia nasceu a partir da observação dos hábitos do animal e da constatação de que seria possível a convivência sem que houvesse prejuízos entre o joão-de-barro e a rede de energia elétrica.

Fonte: Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e Ibama-SC

posted by ACCA@5:31 PM