Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, outubro 02, 2007

Descarga elétrica mata cinegrafista

O acidente aconteceu na manhã sexta-feira, 28 de setembro, por volta das 6 h 30 min, quando a equipe da emissora aguardava para entrar ao vivo no programa "Vanguarda TV Bom Dia" em uma reportagem em frente ao Pronto-Socorro de Taubaté.
Foto: técnico analisa local onde cinegrafista morreu, por uma descarga elétrica segundos antes de entrar no ar
A equipe estava em frente ao pronto-socorro municipal e a reportagem seria feita com a médica Ana Cláudia Gonçalves Contreira, quando ocorreu a descarga elétrica de quase 7.000 volts. A médica prestou os primeiros atendimentos ao cinegrafista. O repórter Marcelo Hespana e o auxiliar técnico Felipe Bezerra também foram atingidos pelo choque.

Vítimas
"Todas as manobras de ressuscitação foram feitas, mas não deu tempo de salvar o cinegrafista Hélio Rodrigues Santos, da TV Vanguarda, Rodrigues", afirmou o diretor de saúde. O cinegrafista sofreu queimaduras no tórax e parada respiratória.
O repórter Marcelo Hespaña e o auxiliar-técnico Felipe Bezerra, que também estavam no local no momento do acidente, passam bem.

Causa provável
A UMJ (Unidade Móvel de Jornalismo) da emissora teria parado sob a rede elétrica e a antena de transmissão do carro teria ficado muito perto dos cabos de alta tensão.
A energia teria sido captada pela antena, passando pelo carro e cabeamentos até chegar à câmera operada por Rodrigues.
Para os peritos da polícia, fios de alta tensão da rede elétrica podem ter funcionado como um campo magnético, gerando uma descarga no satélite do link (equipamento que permite transmitir imagens ao vivo em reportagens). Os fios em postes da rua e a parábola da antena (que pode ter servido como fio terra da descarga) estariam a menos de 60cm de distância.

Fonte: Folha Online, Vale Paraibano e Tododia – 29 de setembro de 2007

Comentário:
Muito provável a descarga elétrica foi provocada por indução eletromagnética. A antena de transmissão da unidade móvel é direcional, concentrando-se ondas eletromagnéticas para transmissão e por descuido do operador aproximou-se dos cabos de alta tensão que também produz um campo eletromagnético, provocando a descarga elétrica.
As concessionárias recomendam verificar se não há situações perigosas por perto da fiação, tais como; encostar ou aproximar andaimes metálicos, escadas, barras de ferro ou outros objetos nos fios elétricos podem ser mortal.

posted by ACCA@9:19 PM