Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, outubro 13, 2007

Brasileiro usa protetor solar de modo errado

De acordo com os últimos estudos, do ano passado, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, mostram;
■ 70% dos brasileiros não usam protetor solar.
■ dos que usam, somente 25% o aplicam corretamente, afirma Marcus Maia, coordenador da campanha nacional de prevenção do câncer da pele da sociedade.

Preço caro do protetor
"São necessários 40 ml para uma pessoa de 70 kg a cada aplicação", diz. Assim, quem passar seis horas no sol deverá aplicar o protetor três vezes e gastará um tubo inteiro, já que a maioria costuma ter 120 ml. A explicação para tão pouco uso passa por questões financeiras, já que o preço dos produtos é considerado alto pelos consumidores, e chega à consistência dos cremes.

Câncer
O Instituto Nacional do Câncer calcula que 121 mil novos casos da doença surgem por ano e só 30% dos brasileiros usam protetor, diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No Brasil, não há ainda legislação para proteção UVA
A legislação brasileira não obriga os protetores solares a agirem contra os raios UVA (ultravioleta, fotoenvelhecimento celular). Quando o rótulo de um produto informa FPS 20 ou 30, por exemplo, ele está se referindo só à proteção contra os raios UVB ( ultravioleta, que causam queimaduras) , que são mais nocivos para a saúde. "O problema é que os raios UVA também são danosos e predispõem a pele ao surgimento do câncer", afirma Maurício Pupo, professor de pós-graduação de cosmetologia.

Segundo ele, muitos produtos informam que protegem contra os raios UVA, mas não dizem a quantidade da proteção. "Como a substância é cara, os fabricantes colocam o mínimo", diz. "Na Europa, por exemplo, a proteção UVA deve ser um terço da proteção UVB."

Padronização
Segundo informações da Anvisa, a agência ainda não exige essa ação porque não há uma padronização dos métodos sobre os testes para a comprovar a proteção UVA. Ainda está em discussão qual o mais efetivo. Mas só é permitido a divulgação da proteção UVA no rótulo se o fabricante comprovar que seu produto possui essa ação."

Fonte: Folha de São Paulo - 06 de outubro de 2007

Comentário:
Nos últimos, houve um aumento de 55% no número de benefícios concedidos por incapacidade provocada por esse tipo de câncer.
■ Em 2000, ocorreram 1.438 afastamentos por câncer da pele.
■ Em 2004, esse número saltou para 2.282, segundo dados do Ministério da Previdência Social. Ainda não foram compilados dados sobre o tipo de profissão com mais incidência do câncer ou o perfil dos trabalhadores doentes.
O câncer de pele é o que mais ocorre no País e vem crescendo à taxa de 8% ao ano. Cerca de 80% de rugas e manchas da pele são provocadas pelo sol e 70% dos brasileiros ainda não usam o filtro protetor solar.

Embora seja o tipo de tumor mais freqüente no país, responde por 25% de todos os casos, não há normas no Brasil que obriguem os empregadores a fornecer o filtro solar ou roupas que protejam os trabalhadores da radiação ultravioleta do sol.
Os agricultores, por trabalharem ao sol, são os mais prejudicados. Também estão expostos: os pescadores, os pecuaristas, os que trabalham com reflorestamento e outros.

Como fazer para evitar o câncer da pele?
A exposição prolongada e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispor a pele ao surgimento do câncer. Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Aprenda a seguir como proteger sua pele da radiação solar.
■ use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva.
■ use chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar, pois parte da radiação ultravioleta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
■ evite o sol no período entre 10 e 15 horas.
■ a grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.
■ procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.
■ faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas. (Fonte: Dermatolgia.net)

posted by ACCA@9:04 PM