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sexta-feira, setembro 07, 2007

Ponte Suspensa Jornalista Roberto Marinho

Foto: Maquete da futura ponte

O complexo viário Real Parque corresponde à interligação da Avenida Jornalista Roberto Marinho com a Avenida Marginal do Rio Pinheiros, na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, feito por meio de duas obras estaiadas curvas que se cruzam no único mastro suporte dos vãos estaiadas.
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070907143750.html
A obra 01, mais alta, refere-se à ligação da Av. Marginal à Av. Jornalista Roberto Marinho (Ponte I) com uma alça de acesso que permitirá a ligação da Avenida das Nações Unidas à Av. Jornalista Roberto Marinho (Alça Espraiada).

A obra 02, mais baixa, refere-se à ligação de sentido contrário, da Av. Jornalista Roberto Marinho à Av. Marginal do Rio Pinheiros (Ponte II), com uma alça de acesso que possibilitará a ligação da Av. Jornalista Roberto Marinho à Avenida das Nações Unidas (Alça Pinheiros).

Obra 01
A obra 01 possuirá um comprimento total aproximado de 1.235 m, dos quais 917 m pertencem à Ponte I e 318 m à Alça Espraiada. O trecho estaiado, curvo, responsável pela transposição do Rio Pinheiros e da Av. das Nações Unidas, compreende 290 m de extensão, divididos em um vão de 150 m (lado da Marginal Pinheiros) e outro de 140 m (lado da Av. Jornalista Roberto Marinho) e localiza-se na Ponte I; o trecho convencional compreende 945 m, em estrutura de concreto com vigas pré-moldadas, divididos em 29 vãos, dos quais 11 compõem à Alça Espraiada. http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070907143423.html
Obra 2
A obra 02 terá cerca de 1.228 m de extensão dos quais 888 m compõem a Ponte II. A Alça Pinheiros possuirá 340 m, divididos em 10 vãos com estrutura de concreto composta principalmente por vigas pré-moldadas. A Ponte II possui em seu trecho estaiado curvo, de 290 m de extensão e divididos em um vão de 150 m (lado Marginal Pinheiros) e outro de 140 m (lado da Av. Jornalista Roberto Marinho), para a transposição do Rio Pinheiros e da Av. das Nações Unidas; seu trecho convencional em estrutura de concreto de vigas pré-moldadas é composto de 18 vãos, totalizado 598m.

Números:
Extensão média de cada ponte: 900 m
Altura (até a ponta do mastro): 138 m
Número de estais: 144
Peso total dos cabos: 492 toneladas
Volume total de concreto: 58.700 m³

Construtores:
A obra esta a cargo da empresa Construtora OAS, que emprega 407 funcionários nesta construção. O projeto é de autoria de João Valente. Edward Zeppo Boretto é o engenheiro responsável e Norberto Duran o gerente de operações, ambos pertencentes aos quadros da Empresa Municipal de Urbanismo (EMURB).

Foto: Três pessoas sobem em uma plataforma erguida por guindaste em obra de uma ponte sobre a Marginal Pinheiros, na Zona Sul de São Paulo. A plataforma fica quase imperceptível perto da gigantesca construção.
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070907142950.html
Financiamento:
Custo estimado em R$ 230 milhões (120 milhões de dólares).

Prazo estimado de término da obra: final de 2008

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Comentário:
Duas pontes em curva que cruzam como num laço sobre o Rio Pinheiros. A altura dessa obra inédita no Brasil, chegará a 138 metros, equivalente à de um arranha-céu e fará dela um marco urbano na cidade de São Paulo.
Um belo projeto de engenharia, com linhas harmoniosas, leves, parecendo que está flutuando no espaço. É união da tecnologia com a beleza de projeto. ACCA

posted by ACCA@2:44 PM