Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, setembro 09, 2007

Peça despenca 10 metros e mata mecânico na Cosipa

O mecânico Devanei Leite da Silva fazia manutenção em um dos equipamentos da Aciaria 2, quando uma peça metálica caiu de uma altura de 10 metros e atingiu sua cabeça e morreu no local. O acidente ocorreu na linha de produção da Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), em Cubatão, na Baixada Santista, na noite de quarta-feira, 29 de agosto de 2007.

Prestadora de serviço
Ele trabalhava como mecânico havia 10 anos, na Enesa. A empresa faz montagem e manutenção eletromecânica para a Cosipa.

Acidentes
Nos últimos quatro dias, foram registrados quatro acidentes na siderúrgica, segundo o sindicato dos Metalúrgicos. Em dois meses, três trabalhadores morreram.

Nota da Cosipa
A Cosipa informou que as empresas contratadas deverão apresentar em uma semana planos de ações detalhados. Outra exigência é que as prestadoras de serviço obtenham certificado internacional de segurança.

Fonte: A Tribuna On-line - 31 de Agosto de 2007

Comentário
Interessante a visão da Cosipa sobre a segurança publicada no jornal, transferindo a responsabilidade da segurança para empresa prestadora de serviço e não integrando-a dentro dos padrões de segurança adotada pela Cosipa. Simplesmente a Cosipa está transferindo riscos e responsabilidades, sobre a segurança e saúde dos trabalhadores para a prestadora de serviço. Não existe política de integração de segurança para empresa prestadora de serviço.
O que diz as normas
■ Quando vários empregadores realizem, simultaneamente, atividade no mesmo local de trabalho, terão o dever de executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no programa de prevenção, visando à proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados. A norma dá enfoque que todos os empregados no mesmo local de trabalho devem conhecer os riscos e as medidas de ações integradas nas execuções das proteções de segurança.
■ No outro tópico da norma, estabelece que a empresa contratante e as contratadas, que atuem num mesmo estabelecimento, deverão implementar, de forma integrada, medidas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, de forma a garantir o mesmo nível de proteção em matéria de segurança e saúde a todos os trabalhadores do estabelecimento. A empresa contratante deverá adotar medidas necessárias para que as empresas contratadas recebam as informações sobre os riscos presentes nos ambientes de trabalho, bem como sobre as medidas de proteção adequadas. Além disso, a contratante deverá, ainda, adotar medidas necessárias para acompanhar o cumprimento das medidas de segurança e saúde no trabalho pelas empresas contratadas que atuam no seu estabelecimento.

Por exemplo, a Certificação OHSAS 18001 foi elaborada para ajudar as empresas a formularem políticas e metas de saúde e segurança ocupacional, isto é, as empresas devem ter cultura de gestão de segurança, para que elas possam organizar dentro dos parâmetros da certificação. Se as empresas não possuírem cultura de gestão de segurança, dificilmente terão sucesso na implantação ou na eficácia da certificação.
As empresas que tiveram a implantação bem-sucedida de programas de segurança já possuem em sua cultura a motivação para trabalhar em equipe, para reduzir perdas/acidentes e já existe um histórico de dados de acidentes confiável para análises dos problemas e tomada de decisão. Isto faz com que as mudanças no ambiente da empresa sejam feitas sem traumas, diminuindo a resistência das pessoas e promovendo resultados com maior rapidez. ACCA

posted by ACCA@10:19 AM