Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, setembro 28, 2007

Mulher transporta gasolina em vagão do metrô

Uma mulher deixou cair gasolina dentro do vagão de um trem do Metrô de São Paulo na Estação da Sé, uma das mais movimentadas do sistema. O incidente ocorreu na manhã de quinta-feira, 27 de setembro, quando a composição seguia na Linha Azul em direção ao Tucuruvi, na Zona Norte da Capital.

Derramamento do combustível no vagão
Devido ao movimento do trem, o combustível acabou caindo e provocou um forte cheiro no vagão, causando transtornos aos outros usuários.

Retirada da mulher e combustível
Agentes do Metrô foram chamados e retiraram a mulher que transportava a gasolina e os outros passageiros.

Motivo
Ela contou aos funcionários que havia acabado o combustível de seu carro e que achou que poderia transportar a gasolina em pleno Metrô de São Paulo para socorrer o veículo. Segundo a empresa, o sistema não foi afetado.

Fonte: G1 – 27 de setembro de 2007

Comentário:
Já presenciei em vagões do Metrô, pessoas transportando mercadorias volumosas ou canalização de PVC. São mercadorias que apresentam riscos em caso de acidente ou colisão. Agora, o setor de segurança do Metrô e câmaras não conseguem detectar uma pessoa transportando líquido inflamável (gasolina), que poderia resultar num desastre de grandes proporções. Imagina um incêndio em um dos vagões do Metrô durante o percurso em túneis. Estavam faltando apenas as condições ótimas para que o desastre possa ocorrer, já presente a gasolina, faltando apenas o elemento ativador. Lembrando o episodio do desastre do avião da TAM, o Metrô tem seu pino travado do reverso que seriam as mercadorias transportadas pelos usuários, algumas de alto risco, cujo setor de segurança não tem percebido e analisado bem a potencialidade dessas mercadorias durante eventual desastre.
Mercadorias volumosas que ocupam espaços em vagões ou objetos metálicos ou de plásticos, tipo barras, líquidos inflamáveis deveriam ser fiscalizadas e proibidas no metrô. ACCA

posted by ACCA@4:23 PM