Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, setembro 23, 2007

Celular explode quando era recarregado


A bateria de um celular Motorola explodiu na terça-feira, 20 de setembro de 2007, enquanto carregava. O telefone era da hoteleira Ana Cristina Harumi Oda, que ouviu a explosão após colocar o aparelho -modelo V3- para carregar, no hotel onde trabalha, no Morumbi (zona oeste). Ela tinha colocado o celular para carregar por volta das 10h30 e, cerca de 45 minutos depois, aconteceu o acidente.
"Todos no andar onde eu trabalho ouviram a explosão." O celular estava em chamas. O fogo não atingiu o recarregador, que ficou intacto. Mas a perda foi grande por causa do cartão de memória do celular. “O chip derreteu”, disse Ana Cristina.


Vítima
Ninguém ficou ferido.

Recarregamento
Ana Cristina disse que costuma colocar o aparelho para carregar em casa ou nas tomadas do hotel onde trabalha e nunca teve problema. O celular estava carregando havia 45 minutos a um metro de onde ela estava, na única tomada que também recarrega os aparelhos dos outros funcionários da sala. . Ela garante que, apesar de a bateria não ser nova, está dentro da validade, é original e nunca é recarregada por mais de três horas. ''Ele estava em condições ótimas, eu nunca esperava isso.''
Uma equipe do hotel verificou as tomadas e não constatou nenhuma irregularidade.

Motorola
O telefone danificado foi entregue à Motorola, que deu um celular do mesmo modelo para a hoteleira.Segundo a assessoria de imprensa da Motorola, o aparelho já foi encaminhado à perícia para definir se as causas do acidentes envolveram defeito no produto, uso inadequado ou irregularidades na instalação elétrica. ''É prematuro especular sobre as causas do incidente até que se tenha um laudo técnico'', informa a nota oficial.

Histórico de acidentes
Em 2004, seis aparelhos da Motorola foram danificados em acidentes parecidos em um período de cinco meses. Cinco aconteceram no Interior de São Paulo. O último foi em dezembro daquele ano, em Brasília. De acordo com a empresa, em três casos, a perícia mostrou que houve uso incorreto, sobrecarga da rede elétrica ou bateria falsificada.
No ano passado foram pelo menos dois casos no interior do estado. Em abril, um aparelho explodiu durante a recarga e deixou uma pessoa ferida em Rio Preto. Em Araras, um aparelho explodiu dentro do bolso de uma adolescente.

Cuidados no recarregamento
Para muita gente é impossível viver sem o celular. E a rotina de usar, de recarregar e de guardar é tão no automático, que não dá tempo de parar e adotar cuidados básicos para evitar problemas.
■ Capas de plástico esquentam o aparelho e bloqueiam a ventilação.
■ Evitar o carregamento de baterias durante o período noturno ou de madrugada, no quarto ou sala. Em caso de um imprevisto, explosão, poderá haver principio de incêndio (local com material combustível, tecidos, madeiras, etc) ou fragmentos que poderão atingir pessoas, principalmente, quem tem costume deixar a bateria em carregamento no criado mudo, próximo a cama.

Dicas de Bateria - Motorola
A vida útil da bateria depende da rede, da intensidade do sinal, da temperatura, das funções e dos acessórios utilizados.
■ Sempre utilize baterias e carregadores de bateria Motorola Original. A garantia não cobre danos decorrentes do uso de baterias e/ou carregadores que não sejam da Motorola.
■ Baterias novas ou guardadas por muito tempo podem demorar mais tempo para carregar.
■ Carregue a bateria em um local com temperatura ambiente.
■ Ao armazenar a bateria, mantenha-a descarregada em um local fresco, escuro e seco.
■ Nunca exponha as baterias a temperaturas inferiores a -10°C ou superiores a 45°C. Sempre leve seu telefone com você ao sair do carro.
■ É normal as baterias ficarem cada vez mais fracas e exigirem um tempo de carga maior. Se notar
alteração na vida útil da bateria, provavelmente este seja o momento de comprar uma nova.

Fontes: SPTV2 – 19 de setembro de 2007 e Folha de São Paulo - São Paulo, 20 de setembro de 2007

Comentário:
Existe muita controvérsia sobre explosões de baterias entre os fabricantes e consumidores. Mas um fato é real, as explosões são constatadas em diversos modelos dos fabricantes, com danos materiais e/ou danos físicos (ferimentos leves ou graves) aos consumidores atingidos por essas ocorrências . Se houve ou não utilização inadequada dos aparelhos ou de baterias não aprovadas pelos respectivos fabricantes, porém, a maioria dos manuais dos fabricantes não alerta sobre o risco de explosão e suas conseqüências. ACCA

posted by ACCA@11:48 AM