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quinta-feira, agosto 30, 2007

Superbarco (Catamarã) gera polêmica no Havaí

Em 26 de agosto de 2007 entrou em operação comercial o serviço do Superbarco que ligará as
principais ilhas do Havaí. O serviço contará com moderno e veloz catamarã capaz de levar 866 passageiros e mais de 280 veículos, deslizando sobre as águas do Pacífico a uma velocidade de 35 nós.

As duas primeiras rotas do Superbarco ligarão Honolulu, em Oahu, à Kahului, em Maui e à Nãwiliwili, na ilha de Kauai. O serviço de transporte do barco entre as ilhas é a primeira alternativa, onde 1,2 milhões de pessoas vivem e dezenas de milhares de turistas chegam ao local.

A viagem levará cerca de três horas em ambas as rotas. Pesando mais de 800 toneladas, o Superbarco foi projetado e construído com tecnologia naval de ponta, especialmente para viajar de maneira rápida e confortável nas águas do arquipélago.

A bordo
O Superbarco possui quatro decks (conveses), dois decks para carro e caminhão, um deck para passageiros e uma ponte deck reservada ao piloto e equipe.
Os passageiros poderão desfrutar de salas de estar com janelas panorâmicas; lounges criados especialmente para grupos e famílias viajando juntas e confortáveis poltronas eclináveis localizadas em decks abertos e fechados. Telões de alta definição e sinal de internet Wi-fi também estarão à disposição dos passageiros, além de três bares e restaurantes.

Preço da passagem
As viagens de ida e volta de Honolulu a Maui ou a Kauai, com impostos e uma sobre taxa de combustível, custarão mais de 240 dólares para um passageiro e um carro.
Mas quem pagar um adicional de US$20 tem acesso ao Club Lounge, uma espécie de área VIP na frente do barco, com poltronas ainda mais confortáveis e vista deslumbrante para a proa do Super Barco.

Características do Superbarco
Comprimento: 106,5 m
Largura (linha de flutuação): 92,4 m
Peso bruto: 800 toneladas
Passageiros: 866
Veículos: 282 carros de passeio ou 28 caminhões pesados
Combustível: 215.000 litros

Propulsão
Operada por quatro propulsores de jatos d'água, dois em cada casco, com linhas individuais, e quatro motores principais de 8.200 kW (1.150 rpm), a uma velocidade de 35 nós com uma carga de 400 toneladas.

Construtor
O estaleiro da Austal nos EUA, construído especificamente para essa finalidade, já construiu vários catamarães e embarcações de um só casco, mas esse catamarã é o maior até o momento.
O superbarco é totalmente em alumínio. Foi projetado para interferir o mínimo possível no ecossistema da região.
A Austal é uma empresa líder em tecnologia naval de ponta, abrangendo projetos comerciais e militares.

Custo do Superbarco : 95 milhões de dólares

Protestos de ambientalistas
Ativistas ecológicos dizem que embarcação pode causar danos à região. Os ativistas protestam contra a falta da empresa conduzir um estudo do impacto ambiental, dizendo que seu plano para percorrer 500 km de águas havaianas, cada dia, põe em perigo baleias, ameaça espalhar espécie invasiva e piorará o tráfego e a poluição.
A empresa diz que o sistema de propulsão de jato de água do barco significa que não há nenhuma hélice exposta para atingir animais aquáticos.
Os defensores do superbarco dizem que ele está sendo tratado incorretamente porque outros usuários do porto tais como navios de cruzeiro não tiveram que elaborar estudos de impactos ambientais.
Fotos ampliadas:
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070830163526.html
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070830163301.html
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070830162941.html

Fonte: Austal e Fox News - August 27, 2007

Comentário
Atualmente não existe limite para a tecnologia. Vivemos na era das mega-construções. Mas toda tecnologia transporta de maneira invisível seu próprio risco. Quando os fatores externos e internos se convergem o desastre é iminente. A empresa em geral vende ou faz transparecer que sua tecnologia é absolutamente segura, mas esquece que a natureza segue sua própria lei, para o desastre. ACCA

posted by ACCA@4:39 PM