Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, agosto 18, 2007

Lixo Tecnológico

Sete em cada dez dos cinqüenta milhões de toneladas de sucata eletrônica produzidas por ano vão parar na China, onde são recicladas.

Desastre ambiental:
De acordo com a ONU, o planeta descarta 50 milhões de toneladas desse tipo de material. Do ponto de vista ambiental é um desastre.
Os materiais plásticos das carcaças dos computadores levam séculos para se decompor na natureza.
Os componentes, como as placas-mãe estão recheadas de metais pesados, como mercúrio, chumbo, cádmio e berílio, altamente tóxicos.

Europa e EUA descartam lixo:
A Europa e EUA, os maiores produtores mundiais de sucata eletrônica enviam gratuitamente quase 70% de todo o lixo ou vendem por preço simbólico à China.

Cidade chinesa contaminada
A principal riqueza de Guiyu, cidade do litoral chinês com 150.00 habitantes é a garimpagem do lixo eletrônico.
Oito em cada dez habitantes, incluindo crianças e idosos passam o dia destrocando carcaças de computadores e de aparelhos eletrônicos. Procuram metais que possam ser recuperados e revendidos; cobre, aço, ouro, etc.

Desmontagem artesanal
As placas-mãe são desmontadas em fogareiro de carvão. As carcaças de PVC também são derretidas para aproveitamento por processo que libera gases tóxicos.

Meio ambiente contaminado
Estudos constataram que o solo da região está contaminado por metais pesados. Não existe fonte de água potável num raio de 50 km da cidade.

Negócio rendoso
O negócio é tão promissor que outros países, tais como; Índia e Nigéria, passaram a disputar com os chineses os carregamentos de sucata eletrônica.

Riqueza de metais
Há mais ouro em 1 tonelada de PC’s do que em 17 toneladas de minério bruto do metal
As placas de circuitos eletrônicos são 40 vezes mais ricas em cobre do que o minério bruto do metal.

Nos EUA 304 milhões de aparelhos eletrônicos são jogados no lixo a cada ano. Seis em cada dez aparelhos ainda funcionam.

Fonte: Veja Tecnologia – agosto de 2007

posted by ACCA@6:51 PM