Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

terça-feira, agosto 28, 2007

Governo lança selo para empresas livres de cigarro

O pontapé inicial da cruzada contra o fumo deve ocorrer com o lançamento pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de um selo que certificará ambientes livres de tabaco. A iniciativa acontece por causa do Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29 de agosto.

Cerco aos fumantes
Trabalhadores fumantes estão com seus dias contados. Se depender da mobilização que começa a tomar conta das corporações, os fumantes terão cada vez menos oportunidades de se entregar ao vício.

Tabagista passivo
Se antes, contudo, o movimento era para que eles abandonassem o cigarro, agora uma nova perspectiva entra em cena: em vez de cercear a fumaça, as empresas vão passar a proteger quem não fuma, mas está exposto às toxinas do cigarro. Antes, o combate ao tabagismo era o foco das empresas.
Mas é preciso levar em conta que passamos um terço de nossas vidas no ambiente de trabalho. Por isso o tabagista passivo, que inala a fumaça do cigarro e convive com fumantes em ambientes fechados, tornou-se foco", afirma o médico Antonio Sérgio Almeida Fonseca, assessor da vice-presidência de serviços de referência e ambiente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e coordenador da comissão que está implantando o projeto na ENSP/ Fiocruz (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca).

Morte
O médico estima que o tabagismo passivo seja a terceira maior causa de morte evitável no mundo, logo depois do tabagismo ativo e do consumo excessivo de álcool.

Veto aos fumantes
Segundo Fonseca, o exemplo deverá ser adotado, gradualmente, por todas as empresas, em um movimento semelhante ao veto ao fumo em ambientes como cinema e avião, que há até pouco tempo permitiam fumar em suas dependências.

Johnson & Johnson – selo livre de tabaco
Na Johnson & Johnson, a medida entrou em vigor neste ano, em todas as dependências de todos os escritórios e na fábrica. Dentro dos limites da instituição, sejam abertos ou fechados, é proibido fumar.
"Não temos a intenção de proibir os fumantes, mas evitar que fumem dentro da empresa. O programa é uma proteção aos não-fumantes", explica Luiz Infante, gerente-médico regional da Johnson & Johnson para a América Latina.
Pesquisa interna feita pela instituição apontou que 97% dos fumantes concordam com a medida. Luiz Infante ressalta também que não há discriminação na hora da seleção de novos profissionais, mas o candidato é avisado de antemão sobre a política da empresa. A Johnson & Johnson será a primeira a receber o selo governamental.

Fonte: Folha de São Paulo - 26 de agosto de 2007

Comentário:
Anualmente, 200 mil pessoas morrem no Brasil vítimas de doenças ocasionadas pelo consumo de cigarro, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o que equivale a 548 mortes por dia ou 23 mortes por hora.
Fumantes no Brasil por regiões:
Região Norte – 6,5% Região Nordeste – 22,4%
Região Centro Oeste – 5% Região Sudeste – 46,1% Região Sul – 19%
Por sexo: Homens – 62,1% Mulheres – 37,9%

posted by ACCA@7:44 AM