Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, agosto 17, 2007

Fogo no prédio mais alto em construção em Shanghai

Aproximadamente 1.000 trabalhadores foram evacuados rapidamente depois que irrompeu um incêndio na terça-feira à tarde, 14 de Agosto de 2007, no arranha-céu, Shanghai World Financial Center, no setor financeiro em Pudong, Shanghai, que tornará o edifício mais alto chinês.
Evacuação
“Havia aproximadamente 1.000 trabalhadores no local e somente existia seis elevadores. Foi muito caótico naquele momento, porque esperamos na escuridão pelo elevador. Muitos decidiram descer pelas escadas”, disse um eletricista, que escapou do 40o andar.

Vítimas e danos
Ninguém ficou ferido, e não havia nenhuma estimativa imediata dos danos.

Corpo de Bombeiros
Aproximadamente 200 bombeiros entraram no edifício, para certificar se todos os trabalhadores saíram com segurança.
O Centro de Emergência da cidade recebeu o alarme às 16 h 34 min, e os bombeiros conseguiram controlar o incêndio às 17 h 54 min. Utilizaram viaturas de incêndio e mangueiras especiais para apagar o incêndio rapidamente. As instalações de incêndio do edifício entraram em ação, principalmente o sistema de sprinklers.

Causa provável
“Uma investigação preliminar determinou que o fogo foi causado por fagulhas de solda. As fagulhas caíram do 53o andar, pegou fogo em material em desuso no andar abaixo. O fogo irrompeu no 26o andar e uma fumaça elevou-se ao 80o andar pela caixa do elevador”, de acordo com Yang Cheng, que trabalha para a empreiteira responsável pela obra.

Danos materiais
Doze painéis de vidros externos foram destruídos, mas os prejuízos não foram grandes.
O imprevisto não deve atrasar a construção do edifício de 101 andares, de 492 m, programado para inaugurar no próximo ano, disse Yang.

The Shanghai World Financial Center
O prédio terá um hotel de cinco estrelas com 175 apartamentos, salas de conferências, escritórios, lojas no piso térreo e uma plataforma de observação mais alta do mundo.

Características do prédio
Inicio de construção: 1997
Término de construção: 2008
Inauguração: 2009
Altura : 492 m
Andares: 101
Área bruta de andar: 377.300 m²
Instalações: 31 elevadores e 33 escadas rolantes

Fonte: Shanghai Daily- 2007-08-15

Comentário:
Qualquer operação que envolva chamas abertas ou que produza calor ou fagulhas introduz uma fonte potencial de ignição em sua empresa. Essas operações em trabalhos a quente devem ser monitoradas cuidadosamente para minimizar a ameaça de incêndio.

Recomendações essenciais:
Monitoração confiável e contínua nas 4 horas seguintes a todo trabalho a quente ou um sistema seguro de detecção de fumaça

■ Um vigia (um elemento da brigada de emergência em prontidão) , presente no local , monitora às áreas de trabalho, alerta a qualquer início ou ameaça de incêndio. O vigia de incêndio pode se encarregar também da resposta inicial para incêndios usando um extintor ou uma pequena mangueira e disparando o alarme de incêndio.
■ Colocar pessoal adicional (vigia) conforme o tipo de serviço. Se um trabalho a quente pode ser executado em locais muito elevados, vigias adicionais devem ser colocados em diversos níveis para controlar a fagulha ou a escória que pode cair.
■ Providencie um vigia de incêndio para a primeira hora e monitoração confiável e contínua para as três horas subseqüentes. A maioria dos incêndios começou duas ou três horas após a conclusão dos trabalhos a quente.
■ Uma outra alternativa consiste em um sistema seguro de detecção de fumaça com detecção central e/ou sistema de alarme de sprinklers automáticos cobrindo toda a instalação e um elemento da brigada de emergência disponível no local e pronto para agir

posted by ACCA@12:11 AM