Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, agosto 10, 2007

Explosão de tambor com líquido inflamável


Um operário trabalhando para uma companhia de impermeabilizante para concreto foi morto, quando um tambor de 200 litros vazio de impermeabilizante selador explodiu e envolveu-o em chamas. Acredita-se que o operário estava tentando cortar o tambor vazio aberto com uma serra de corte momento antes da explosão.
O operário queimou-se totalmente. O impermeabilizante selador contém em peso 80% de etanol e metanol. É usado como tratamento para superfícies de concreto, com repelente de água. No dia da explosão, a empresa reparava uma garagem do estacionamento.

Em um outro incidente, há mais de 10 anos, utilizando o mesmo produto, um operário de uma companhia de pavimentação de estrada cortava as tampas de um tambor de 200 litros, pois o tambor podia ser usado. Ele usava um maçarico ou um soldador elétrico para cortar as tampas. Presumia que o procedimento era seguro, pois viraram o tambor e deixaram por vários dias escoar o resíduo do líquido inflamável, e então viraram na posição normal e encheram com água e deixaram permanecer por mais cinco dias antes de qualquer corte.
Neste segundo incidente, o tambor não estava totalmente aberto para o corte. Entretanto, estava colocado ao lado de um outro tambor que estava sendo cortado quando uma faísca voou de um tambor para o outro. O tambor explodiu e o operário morreu em 24 horas. Sofreu queimadura de terceiro grau em 80% de seu corpo.

Em ambos os casos, os combustíveis para a explosão foram os vapores de etanol e metanol no interior dos tambores, que acreditavam que os tambores estavam vazios ou quase vazios.

Esvazia o tambor, mas o vapor residual de uma pequena quantidade de líquido é apenas suficiente preencher o tambor com uma mistura explosiva de ar e de vapores inflamáveis. Conseqüentemente, os tambores quase-vazios podem ser significativamente muito mais perigosos do que os tambores que estão cheios. Em geral o trabalhador supõe que o risco de um tambor quase-vazio é inferior do que um tambor cheio.

Porque o risco real “está oculto”, é essencial que os tambores de líquidos inflamáveis advertem com “destaque” o alto risco de explosão de um tambor parcialmente vazio.

Os avisos adicionais em relação ao corte ou soldagem são necessários, assim como instruções para evitar todas as fontes de ignição e manter o tambor fechado completamente. Quanto ao treinamento de empregado sobre os riscos de tambores quase-vazios podem ser úteis, todos tambores usados, freqüentemente, podem encontrar-se em mãos de empregados não treinados ou de terceiros.

Isto reforça a necessidade para etiquetagem adequada e chamativa, isso vai além dos avisos usuais para líquido inflamável. Em geral, a pessoa leiga não treinada acredita intuitivamente que menos liquido inflamável significa menos risco, quando o oposto é verdadeiro.
Este caso envolveu as seguintes normas e recomendações;
■ Comunicação de Riscos
■ Norma de líquidos inflamáveis
■ Fatores humanos – treinamento
■ Manual de Produtos Químicos
■ Etiqueta de aviso de perigo

Finalidade da Comunicação de Riscos
■ Identificação dos riscos
■ Procedimentos de segurança para trabalhar com produtos químicos
■ Procedimentos de comunicação de riscos
■ A Importância das Etiquetas de Identificação /Etiqueta de alerta
■ Equipamentos de Proteção Individual
■ Reação a uma Emergência
■ Riscos Químicos e Como Controlá-los
■ MSDS – Manual de Produtos Químicos

Fonte: Chemmax Inc.

Histórico de explosões de tambores/tanques com líquidos inflamáveis

Explosão de tambor
O acidente aconteceu por volta das 21 h 45 de sexta-feira, 24 de março de 2000, na empresa Tuiuti Metais Nobre , que fica na rua Tuiuti, 4.409, no bairro Cubatão, Joinville.
Conforme boletim de ocorrência registrado no 3º Distrito Policial, pela auxiliar de escritório da empresa, Cátia Andrea da Silva, o funcionário Osmar Muller estava manuseando um maçarico para abrir um tambor de óleo queimado, quando a tampa desprendeu bruscamente e acertou a cabeça dele. Em estado grave, a vítima foi conduzida ao pronto-socorro do Hospital São José, onde morreu.

Tambor explode em Palotina
Em 06 de setembro de 2004, na cidade de Palotina, Paraná, de acordo com as informações apuradas pela polícia, o metalúrgico Ademir Junior efetuava o corte de um tambor de solvente, de metal, utilizando-se de uma lixadeira. Acredita-se que as fagulhas unidas ao vapor formado no interior do tambor de solvente, provocaram uma explosão. A tampa do tambor desprendeu-se e atingiu a cabeça do metalúrgico, matando-o na hora. O corpo foi recolhido ao IML de Toledo.

Comentário
A OSHA (Occupational Safety & Health Administration) publica todos os anos a relação das principais infrações cometidas pelas empresas e a falta de comunicação de riscos predomina.

Comunicação de riscos : Motivo
1- Falta de um programa por escrito (política geral)
2 – Falta de rotulagem de recipiente/container
3 - Falta de treinamento/informação aos empregados (política de treinamento e informação)

Total de infrações aplicadas: 7.007 - Total de multas - US$ 1,33milhões

posted by ACCA@7:58 AM