Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, agosto 05, 2007

Casa "palito" vira ponto turístico na Bahia


Uma família de seis pessoas vive em uma casa "palito" na cidade de Madre de Deus, a 50 km de Salvador, na Bahia, desde 2005.

Imóvel
O imóvel tem 1,1 m de largura, 11 m de altura e 3 de profundidade.
Foto ampliada:
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20070805161543.html

Conforto
Residência abriga seis pessoas em três suítes. “Apesar da aparente falta de espaço dentro da casa, a obra foi feita para acomodar as duas filhas, a sogra e a filha dela e o próprio casal. Aqui ninguém dorme em pé. Tem espaço para todo mundo. Se precisar de mais, a gente dá um jeitinho", disse o dono do imóvel, o contador Marco Antonio de Mesquita Minho.
No primeiro pavimento, “construí uma varanda, uma sala e a área de serviço. No segundo pavimento, foram construídas duas suítes. No último andar eu fiz a suíte presidencial, que tem até uma varanda", afirma, o contador.
"Demoramos três anos para construir a casa, mas não foi por falta de planta da obra, foi por falta de dinheiro mesmo. Um ano por andar, praticamente", disse o contador.

Atração turística
A construção virou atração turística no município, que tem 2.925 residências e 12 mil habitantes.
“A rua onde construiu a casa, no Centro de Madre Deus, fica lotada quando chega o período de férias escolares. É claro que todo mundo quer uma foto na frente dela. Alguns querem entrar para ver como é por dentro, mas eu não deixo", disse o contador.
Mesmo com a movimentação na rua, o contador não gosta de receber visitas na residência. "Só convidei uma pessoa para entrar na casa até hoje."

Terreno muito estreito, o que fazer?
"Na área do terreno não dava para fazer mais do que foi feito. A idéia saiu da minha cabeça e da cabeça da esposa. Quem levantou as paredes foi um empreiteiro conhecido nosso", diz o contador.

Multa
Ele afirma que está com receio de que a casa "palito" seja derrubada por não estar com a documentação em dia. "O meu medo é que queiram derrubá-la. Recentemente chegou uma multa de R$506,00 emitida pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). Eles dizem que a obra não tinha um arquiteto responsável, mas estou providenciando essa documentação."
A assessoria do Crea informou que a casa não tem nenhum problema estrutural e que a multa foi emitida pelo fato de a construção não ter sido acompanhada por um arquiteto.

Fonte: G1, em São Paulo –16 de maio de 2007

posted by ACCA@4:20 PM