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quinta-feira, agosto 23, 2007

Acidente de esteira no Porto de Santos

O acidente aconteceu por volta das 9h30 de segunda-feira, 20 de agosto de 2007, no interior do Armazém XII (12 Externo), uma das esteiras do terminal da empresa Pérola no Porto de Santos.

Motivo do acidente
De acordo com a empresa, Ednaldo Clemente Ferreira fazia a regulagem de tensão da correia de uma das esteiras, quando a chave de boca, equipamento que mede a pressão das peças, escapou de suas mãos. Na tentativa de recuperar a ferramenta, ele acabou com o braço direito prensado no equipamento. Naquele momento, a esteira estava em funcionamento, afirmou a assessoria do Terminal Pérola.

Danos

Ednaldo Clemente Ferreira teve o braço direito quase decepado e foi levado para à Santa Casa de Santos, onde seria submetido a uma cirurgia para amputar o braço. Mas os familiares da vítima solicitaram o reimplante. Diante do pedido, um helicóptero foi contratado pela operadora portuária para levar o paciente até o hospital São Luís, na Capital.
A cirurgia teve início às 14h30 e durou até as 17h30. Devido às condições do paciente, os médicos optaram por amputar o braço e posteriormente foi transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI), onde deve permanecer por dois dias.

Experiência da vítima
Ednaldo Ferreira era técnico da operadora portuária Pérola e havia sido contratada em abril último. Segundo informações da empresa, ele foi responsável pela instalação dos equipamentos do terminal, inclusive a esteira.

O que diz a NR12
Os reparos, a limpeza, os ajustes e a inspeção somente podem ser executados com as máquinas paradas, salvo se o movimento for indispensável à sua realização. A manutenção e a inspeção somente podem ser executadas por pessoas devidamente credenciadas pela empresa.

Investigação
O coordenador de fiscalização do trabalho no porto, da Subdelegacia Regional do Trabalho (SRT), João Rocha, afirmou que uma investigação será iniciada para apurar as causas do acidente. Segundo ele, o prazo para a conclusão é de seis meses. Rocha disse que duas frentes vão coordenar a investigação. A primeira irá analisar o caso e propor medidas de segurança. A segunda deverá detectar se houve alguma irregularidade na operação, podendo eventualmente multar o terminal.

Operadora portuária Pérola
A instalação integra o complexo para importação de fertilizantes e sal do grupo Pérola, companhia formada com a parceria das empresas Eurobras (operadora do Grupo Rodrimar), Salinor (ex-Salmac/Cirne) , a canadense Potash Corporation Inc (PCS, a maior produtora de cloreto de potássio do mundo) e a dinamarquesa Eitzen Group (a maior armadora mundial em transporte de granéis).

Fonte: Jornal A Tribuna – Santos, 21 de Agosto de 2007

Comentário
O que podemos imaginar o que houve de errado;
■ O risco de efetuar manutenção próximo de partes móveis foi levado em consideração?
■ O trabalhador foi treinado adequadamente para efetuar esse tipo de serviço?
■ Teria necessidade de efetuar a manutenção com equipamento em funcionamento? Que medidas adicionais de segurança foram tomadas para acompanhar o serviço de manutenção?
■ Falta de supervisão no acompanhamento do serviço?
■ O serviço foi considerado de alto risco, devido ao funcionamento de partes móveis?

O que diz a normas de segurança NR-12;
■ Todos os pontos de transmissão de força de correias transportadores devem ser protegidos com grades de segurança ou outro mecanismo que impeça o contato acidental.
■ Os trabalhos de limpeza e manutenção das correias transportadores contínuos só podem ser realizados com o equipamento parado e bloqueado ou outro sistema, devendo neste caso possuir mecanismo, que impeça contato acidental do trabalhador com as partes móveis.

Boas práticas de Segurança
Recomendações da Associação de Fabricantes de Correias Transportadoras dos Estados Unidos:
1 - Não executar manutenção nas correias até que os sistemas; elétrico, ar, hidráulico, estejam travados ou bloqueados.É bom senso de segurança seguir esta regra.
■ Não executar nenhum tipo de manutenção (ou até abrir painel elétrico ou sistema de proteção ) até que as fontes; elétrica, ar, ou hidráulicas estejam desconectadas ou bloqueadas.
■ Bloquear a correia transportadora antes de iniciar o trabalho. Há técnicos que às vezes tornam-se excessivamente confiantes na sua capacidade de trabalhar no maquinário, mesmo quando está ligado, porque eles fizeram isso ao longo do tempo e sabem fazer. Este tipo de mentalidade que pode levar a acidentes.
2 - Permitir somente pessoal autorizado para efetuar manutenção de equipamentos de manipulação de material
Somente trabalhadores que foram treinados devem ser permitidos para operar e executar manutenção em correias transportadoras.
Isto é por duas razões:
■ Segurança técnica. As correias podem ser perigosas para aqueles que não conhecem completamente o equipamento e como trabalhar com segurança.
■ Somente pessoal treinado pode realmente manter uma correia transportadora na eficiência máxima. Isto não é necessariamente uma preocupação de segurança, embora possa ser, se o nível de desempenho da correia provoque nos trabalhadores falta ou desvio de percepção de segurança (deficiência de análise de segurança). ACCA

posted by ACCA@6:14 PM