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segunda-feira, julho 30, 2007

Vôo 3054-TAM – Novas informações

Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros encerrou na noite de quinta-feira, 26 de julho, as buscas nos escombros do acidente. Como as estruturas que restam do prédio da TAM Express ainda apresentam risco de desabamento, equipes da corporação permanecerão no local.
No total, os bombeiros retiraram 220 sacolas com restos mortais dos escombros.

Vítimas
O número de vítimas identificadas pelo Instituto Médico-Legal (IML) subiu para 110, segundo informações divulgadas no domingo, 29 de julho pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O acidente matou cerca de 200 pessoas, entre ocupantes do avião e pessoas que estavam em terra.

Prédio da TM Express
Ao prédio será implodido, aguardando apenas a liberação pelos órgãos federais (Infraero e Polícia Federal).

Sobrevivente
No térreo, segundo cálculos da TAM, estavam cerca de 30 pessoas no momento do desastre, que conseguiram escapar. Apesar de tão próximo de onde o avião colidiu, havia partes que não foram atingidas pelo fogo. Havia placas nas paredes e plantas ainda vivas nos corredores.

Vítimas não identificadas ou desaparecidas
Parentes das vítimas, principalmente os que estão desaparecidos, que não conseguirem a identificação dos corpos terão que recorrer ao recurso da morte presumida para obter o atestado de óbito com maior rapidez, afirmam advogados.
A morte presumida de uma pessoa está prevista no artigo 7 do Código Civil. É um recurso jurídico que permite aos parentes provarem, por meio de vestígios, de que mesmo sem a identificação do corpo a pessoa estava no local do acidente. Se não ficar comprovada a presença deles no local do acidente, a espera pelo atesto de óbito pode demorar até 10 anos.
- No caso das pessoas que estavam no vôo é mais fácil, porque há documentos comprovando que elas embarcaram. Para os desaparecidos, será mais complicado. As famílias têm de lutar por evidências, como roupas, documentos, extratos de movimentações bancárias, que comprovem a presença deles no local do acidente - afirma o advogado Brunno Giancoli.

Caixas-Pretas
As caixas-pretas foram analisadas na NTSB (National Transportation Safety Board), nos Estados Unidos.
O chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), Jorge Kersul Filho, disse que os dados das caixas-pretas do Airbus-A320 da TAM registraram de forma clara os últimos 30 minutos de diálogos dos pilotos da aeronave. "Os 15 minutos finais das conversas entre os pilotos serão suficientes para desvendar o que ocorreu na cabine da aeronave antes do choque com o prédio da TAM Express, em Congonhas (SP). Os dados que temos agora são frios. Terão que ser analisados somando todas as outras informações. Por exemplo, um dado que temos ser confrontado com o diálogo da cabine. Quando o trem de pouso esquerdo e direito encostaram no chão, isso está registrado. Depois, vamos fazer a ligação disso com o que está sendo falado", afirmou.
"As caixas-pretas registraram pelo menos 580 parâmetros (informações como duração, velocidade e altitude da aeronave), mas a Aeronáutica vai trabalhar com apenas 60 parâmetros. Como cada parâmetro leva quase quatro horas para ser compilado, optamos pelos 60 principais parâmetros, o que dá condições de dar prosseguimento às investigações. Se chegarmos à conclusão que não foram suficientes, nada impede de resgatarmos novos parâmetros", disse o brigadeiro.
O laudo com as causas do acidente só deve ficar pronto em dez meses, de acordo com o brigadeiro Jorge Kersul Filho.

Fonte: Globo Online, Folha de São Paulo e Folha Online – no período de 25 a 29 de Julho de 2007

posted by ACCA@7:20 AM