Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sexta-feira, julho 20, 2007

Ucrânia decreta alerta após vazamento tóxico


Obs: O artigo foi atualizado com novas informações


Um trem de carga transportando fósforo amarelo, altamente tóxico, vindo do Cazaquistão para Polônia, descarrilou e pegou fogo perto da cidade de Lviv, próxima a fronteira polonesa, no final da tarde de segunda-feira, 16 de julho de 2007.
Quinze dos 58 vagões tombaram e seis dos quais pegaram fogo. A cidade de Lviv, com 800 mil habitantes fica a 80 km de distância do local do acidente.

O incêndio criou uma mega nuvem tóxica de cerca de 90 km quadrados que se espalhou sobre aproximadamente 14 vilarejos da região.

Alerta a população:
As autoridades do país emitiram um alerta de perigo químico após o acidente.

Evacuação:
Cerca de 1.000 moradores dos vilarejos foram evacuados. Entretanto, muitos se recusaram a abandonar suas casas. Os que ficaram receberam recomendações para fechar todas as janelas e manter animais em espaços fechados. Os que permaneceram na área foram aconselhados evitar de comerem verduras ou animais produzidos e fornecidos localmente.

Corpo de Bombeiros: Equipes de resgate
Os primeiros membros de resgate que chegaram ao local não tinham certeza da natureza do incêndio, portanto, não usaram equipamentos de proteção e foram intoxicados por gases tóxicos.
Dezenas de bombeiros trabalharam durante seis horas usando substâncias químicas especiais para esfriar os tanques contendo fósforo líquido. A água não pode ser usada para apagar chamas produzidas por fósforo, sob risco de formação de gases venenosos. Os bombeiros usando máscaras e roupas protetoras controlaram o fogo após várias horas. Para controlar o fogo no solo, polvilharam a terra com areia e soda.

Vítimas:
145 pessoas foram hospitalizadas, incluindo as 47 crianças. Entre os feridos estão doze membros da equipe de socorro, que tiveram suas vias respiratórias afetadas pelos gases tóxicos.

Causa:
As autoridades ucranianas estão investigando o que causou o descarilamento, mas disseram que não havia nenhum indício de sabotagem ou do terrorismo.

Contaminação do meio ambiente:
O Ministério do Meio Ambiente anunciou que as concentrações de resíduos de fósforos sobre alguns vilarejos eram dez vezes mais altas do que o normal.
David Santillo da Unidade de Ciência Internacional de Greenpeace do Reino Unido disse que é muito cedo para as autoridades ucranianas desprezar as ameaças a população e ao meio ambiente.
Se derramado no solo, tem que ser coberto com a areia ou ele pode reignizar‑se e se ele entrar na água ou na cadeia de alimentar, ele pode colocar em perigo durante vários anos, ele acrescentou.
“Você pode medir o nível total do fósforo, mas isto não dirá quanto de fósforo branco tóxico está no ambiente. Você necessita somente um pouco para causar problemas sérios”.
Alguns especialistas em toxicologia alertaram que a área ainda deve conter níveis perigosos de substâncias químicas.
A Comissão Européia ofereceu auxílio à Ucrânia para monitorar a extensão da contaminação.

Fósforo:
O fósforo, que pode pegar fogo em contato com ar em temperatura superior a 40ºC, pode causar riscos à saúde se consumido.
Os compostos de fósforo são usados principalmente em fertilizantes, mas podem também ser usados para produzir pesticidas, produtos de limpeza, explosivos e fogo de artifícios.

Efeitos no organismo:
O produto químico pode causar danos ao fígado, ao coração ou aos rins se consumido (verduras, carnes, contaminadas). Em muitos casos a exposição pode ser fatal.
Efeitos: náuseas; gastrite; odor de alho; fezes e vômitos fosforescentes; dor muscular; torpor; choque; coma e até morte.

Transporte de carga de substâncias perigosas
Aproximadamente 50 milhões de toneladas de carga, 70% dos quais incluem substâncias perigosas tais como; cloro, nitrogênio, amônia e de produtos de petróleo são transportados por ferrovia através do território da Ucrânia anualmente.

Lembrança:
O acidente trouxe lembranças de mais de duas décadas após a catástrofe da usina nuclear de Chernobyl.

Fonte: BBC News - 18 July 2007; Kyiv Post – Ukraine, Jul 20 2007

posted by ACCA@10:00 PM