Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

domingo, julho 22, 2007

Onça é capturada em Ribeirão Preto


Uma suçuarana, espécie de onça que está ameaçada de extinção, surgiu no distrito de Bonfim Paulista, em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, na sexta-feira de manhã, 15 de junho de 2007. O animal estava no telhado de uma casa e foi percebido pelo dono logo que o dia amanheceu.

Capturada pelo Corpo de bombeiros
Aparentemente assustada, a onça permaneceu quieta até a chegada do Corpo de Bombeiros. Os homens utilizaram um dardo com tranqüilizantes para capturar o bicho.
O momento mais tenso foi quando a onça, ao ser segura pelo pescoço por um equipamento, caiu em uma rede colocada pelos bombeiros, mas conseguiu escapar e chegou a entrar em uma casa vizinha, onde foi capturada na garagem depois de correr pela rua.

Foto - Onça adulta
Onça
"É um animal muito ágil, difícil de capturar, mas não costuma atacar ninguém. Sobrevive comendo aves e pequenos mamíferos, é solitária e de hábitos noturnos. Ela deve ter cerca de 1 ano e meio e, com certeza, pesa 25 kg, se desgarrou da mãe", disse Alexandre Gouvea, zootecnista do Bosque de Ribeirão Preto, para onde o animal foi levado.

O animal será solto
O animal deverá ser solto em alguma reserva depois de ser examinado. De acordo com o zootecnista Alexandre Gouvêa, a onça, também chamada de parda, tem hábitos noturnos e é um animal de vida livre, que caminha muito nos ambientes onde habita.
"Como não foi criada em cativeiro, não vai aprender a se alimentar e poderá até morrer, por isto a necessidade de soltá-la", disse.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) determinará sua soltura nos próximos dias

A suçuarana é a segunda maior predadora das Américas, ficando atrás apenas da onça pintada (ou preta) e vive cerca de 15 anos. O animal está ameaçado de extinção.

Vídeo mostrando a captura da onça:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM689281-7823-BOMBEIROS+TEM+TRABALHO+PARA+TIRAR+ONCA+DE+TELHADO+EM+RIBEIRAO+PRETO,00.html
Fonte: Gazeta de Ribeirão - 15 de junho de 2007

Comentário
O aumento dos registros de felinos em áreas urbanas dá a falsa impressão de que existem onças demais ou que elas ficaram mais ousadas, devido à proibição da caça. Na verdade, essa aproximação é conseqüência da redução brutal do ambiente natural dos grandes predadores, seja por desmatamento para exploração de recursos naturais, transformação de cerrados e matas em cultivos e pastagens, construção de estradas ou expansão urbana. Em outras palavras, não são exatamente as onças que têm ido às cidades, as cidades é que estão invadindo os territórios delas.
Em áreas rurais, os encontros entre homens e felinos são bem mais numerosos e as estimativas menos confiáveis. Algumas pessoas resolvem a questão por conta própria: caçam e matam ilegalmente as onças, portanto, não comunicam o fato. Outras pessoas convivem sem problemas com essa proximidade e também não registram os encontros. As notificações só chegam ao Cenap, Centro Nacional de Pesquisa para a Conservação de Predadores Naturais (Cenap-Ibama), quando os felinos são suspeitos de atacar animais domésticos ou se aproximam demais de áreas habitadas. De 1996 a 2003, o Cenap teve 470 dessas notificações de contatos entre felinos e humanos, das quais só 2 a 3% são de onças em zonas urbanas. Fonte: Cenap

posted by ACCA@9:10 PM