Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, outubro 19, 2006

Linha de produção de 1936

Trabalhadores na fábrica de rádio de Perivale Philco, Londres, 31 agosto 1936.
Foto: jornal Daily Herald, Edward G. Malindine,
A foto foi tirada durante a visita à nova linha de produção na fábrica da Philco Rádio & Televisão Corporação em Perivale em Londres.
Mostra os trabalhadores efetuando acabamento em um lote do novo rádio da Philco em sua fábrica em Perivale em Middlesex.
O rádio foi projetado para ser produzido em massa de modo que o preço pudesse ser mantido baixo em seis libras. O gabinete foi feito da baquelite moldada, que era o primeiro plástico a ser usado na montagem de rádios. A baquelite era um plástico formado de fenol-formaldeído e foi combinado com enchimento com pó de madeira. Era um plástico moldável útil, com propriedades de isolamento elétrico muito bom.

Foto ampliada
http://zonaderisco.nafoto.net/photo20061019165237.html

Fonte: Science and Society - England

Comentário
A foto mostra uma linha de produção convencional em que algumas fábricas atuais a utilizam, porém com algumas modificações.
Na foto observamos que os corredores estão obstruídos ou eram utilizados como área de estocagem intermediária (aguardando outras operações). Hoje ainda persiste esse tipo de linha de produção em médias e pequenas empresas.
A bancada (mobiliário) em termos ergonômicos continua atual na maioria das empresas.
Retornando ao passado, o layout de produção em relação a segurança continua presente na maioria das empresas médias, concentração excessiva de trabalhadores em bancadas, corredores funcionando como área de estocagem. Como uma fotografia tão antiga é tão atual.
ACCA

posted by ACCA@5:06 PM